
De acordo com especialistas, esse comportamento dos felinos é motivado pela curiosidade. BBB selvagem: onças-pintadas ‘predam’ câmeras de monitoramento no Pantanal
O equipamento, chamado de “câmera trap”, é geralmente fixado em árvores e fornece para pesquisadores e ambientalistas uma “janela privilegiada” para a observação desses animais. A armadilha em questão pertence ao Projeto Ariranhas.
A zoóloga americana Abigail Martin, fundadora do projeto Jaguar Identification, que estuda o comportamento das onças-pintadas, relatou que já percebeu outros felinos se aproximando e danificando as armadilhas fotográficas.
Especialista afirma que felinos agem assim por curiosidade
Reprodução
Segundo ela, as onças parecem estranhar os equipamentos e, por isso, acabam os ‘atacando’ por curiosidade.
“Nós já vimos onças que morderam e outras que já ‘roubaram’ algumas câmeras. É algo que já estamos observando há um tempo”, disse.
Especialista afirma que felinos agem assim por curiosidade
Fabricia Campello
Para biólogos e outros técnicos da área ambiental, o monitoramento de fauna é imprescindível para entender impactos da ação ou de empreendimentos humanos em espécies, indicar novas formas de manejo e auxiliar na preservação das populações.
Em entrevista ao g1, a fundadora e presidente do Projeto Ariranhas, Caroline Leuchtenberger, explicou que as câmeras ajudam a acompanhar o comportamento, mapear a quantidade, observar como as espécies interagem entre si e com outras espécies.
Além disso, podem auxiliar na identificação de espécies raras e/ou ameaçadas.