
A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que doenças renais se torne a 5ª maior causa de morte até 2040, problema que já afeta mais de 23 milhões de brasileiros. A prevenção é o melhor caminho para combater a doença e, para isso, é ideal uma alimentação balanceada aliada a uma rotina saudável.

Cebola contribui para manter a saúde dos rins – Foto: Reprodução/ND
Para te ajudar a manter a saúde renal em dia, existem alguns alimentos que podem ajudar a nutrir os rins, melhorando sua função e protegendo-os contra danos.
Esses alimentos são ricos em nutrientes que favorecem a função renal e ajudam a reduzir o risco complicações ao longo do tempo. No entanto, para surtirem efeito, precisam ser combinados com uma saudável, balanceada com dieta nutritiva e rotina de exercícios.

Maçã contribui para a saúde renal – Foto: Canva/Divulgação/ND
Veja 13 alimentos importantes para a saúde renal:
- Cranberry (oxicoco): Rica em antioxidantes e compostos que previnem a adesão de bactérias nas paredes do trato urinário, o cranberry ajuda a prevenir infecções urinárias, que podem prejudicar a saúde renal.
- Mirtilo (blueberry): O mirtilo é rico em antioxidantes e antocianinas, que ajudam a reduzir a inflamação e proteger contra danos oxidativos.
- Couve: Fonte de vitaminas e minerais, a couve contém antioxidantes e compostos anti-inflamatórios que ajudam a proteger as células renais e a melhorar o metabolismo.
- Cerejas: Elas são ricas em antioxidantes que ajudam a reduzir a inflamação e o estresse oxidativo nos rins, favorecendo sua saúde.
- Pimentão vermelho: Baixo em potássio e rico em vitamina C, A e B6, além de ácido fólico e fibra, o pimentão vermelho é ótimo para a saúde renal sem sobrecarregar com potássio.
- Cebola: A cebola é anti-inflamatória e contém flavonoides que auxiliam na proteção dos rins contra danos celulares e ajudam a reduzir a inflamação.
- Azeite de oliva: Rico em gorduras saudáveis e antioxidantes, o azeite de oliva pode ajudar a proteger os rins e reduzir o risco de inflamação renal.
- Alho: O alho tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda a reduzir a pressão arterial, aliviando o esforço sobre os rins.
- Maçã: Rica em fibra e antioxidantes, a maçã ajuda a regular o açúcar no sangue e reduz o colesterol, ambos fatores que podem sobrecarregar os rins.
- Peixe gordo (salmão, sardinha, cavala): Fontes de ômega-3, esses peixes ajudam a reduzir a inflamação e a proteger os rins contra danos causados por doenças inflamatórias.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.