
Todos sabemos que o exercício regular melhora a saúde, mas você sabia que o número de flexões que consegue fazer pode indicar sua condição física? As flexões são uma excelente forma de medir a força e resistência muscular, pois ativam grandes grupos musculares, incluindo pernas, abdômen, ombros, costas e braços.

Flexões são uma excelente maneira de medir a força e resistência muscular – Foto: Reprodução/Freepik/ND
Melhor maneira de fazer flexões
Para realizar flexões, comece na posição inicial com as mãos alinhadas à largura dos ombros, mantendo o corpo reto e paralelo ao chão, subindo e descendo de acordo com sua força. Para iniciantes, há uma versão mais leve, com os joelhos apoiados.

Versão leve de flexão pode apoiar os joelhos – Foto: Reprodução/ND
Quantas flexões fazer?
A Clínica Mayo divulgou uma tabela de referência para o número de flexões recomendadas por idade e sexo.
Por exemplo, homens de 25 anos devem ser capazes de realizar 28 flexões em uma tentativa, enquanto para as mulheres o ideal é 20.
Esse número diminui com a idade: aos 35, o objetivo é 21 para homens e 19 para mulheres. Aos 55 anos, a meta é 12 para homens e 10 para mulheres; e aos 65, ambos os sexos devem almejar 10.
Ainda assim, muitos especialistas apontam que essas recomendações não são universais. É importante considerar fatores individuais, como histórico de lesões, estilo de vida, alimentação, nível de estresse e qualidade do sono.
Benefícios
A atividade física regular oferece comprovados benefícios à saúde. Um estudo de 2019 mostrou que homens capazes de fazer flexões tinham 96% menos chance de desenvolver doenças cardíacas.
De modo geral, a prática de exercícios reduz o risco de diversas doenças: 29% menor risco de câncer de cólon, 31% menor risco de mortalidade por todas as causas, 35% menos chance de demência, 38% menor risco de morte por doenças cardíacas e 42% menos risco de diabetes.

É recomendado, pelo menos, 150 minutos de exercício diário – Foto: Reprodução/ND
É recomendado, pelo menos, 150 minutos semanais de atividades moderadas, como andar de bicicleta, dançar ou caminhar rapidamente. Além disso, é aconselhado dedicar dois dias ao fortalecimento muscular, com exercícios como a flexão, agachamentos ou levantamento de peso.