Governo ofereceu alteração da regência dos professores de 20% para 41%, proposta que foi aceita pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação. Prefeito Rodrigo Drable disse que foi preciso “cortar alguns investimentos”. O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) entrou em acordo com a prefeitura de Barra Mansa (RJ) nesta quinta-feira (29) e determinou o fim da greve dos professores da rede municipal. As atividades estavam paralisadas há uma semana.
Por meio de um vídeo, o prefeito Rodrigo Drable anunciou o sucesso na negociação, que também envolveu vereadores e secretários, e disse que agora é hora de “olhar para frente, sem rancor, mas construindo um momento novo”.
O acordo prevê um reajuste da regência dos professores de 20% para 41%. Segundo o prefeito, foi preciso “cortar alguns investimentos” para chegar em um denominador comum com a categoria.
“Nós tivemos que cortar alguns investimentos, mas isso fruto de negociação para resolvermos um problema e as nossas crianças serem atendidas e as aulas voltarem. É claro que o movimento de greve é traumático, muita gente fala de todos os lados, talvez até o que não gostaria de ter dito, mas foi dito. O que importa é que nós olhemos para frente, sem rancor, mas construindo um momento novo.
Relembre o impasse
A greve começou na última terça-feira (22), após 15 dos 19 vereadores votarem pela redução da gratificação de 95% para 20% e pela manutenção do piso nacional do magistério.
A decisão ainda precisaria ser sancionada pelo prefeito, mas Drable chegou a sinalizar que acompanharia a votação da Câmara justificando que não era possível pagar o piso e manter os 95% de gratificação por falta de dinheiro.
Segundo o prefeito, a mudança não afetaria o salário da classe, já que ele tinha dado aos professores o piso nacional e 95% de regência logo no início de sua gestão.
“Naquele momento, essa alteração impactou em 38% de aumento na remuneração de nossos professores. No ano de 2022, o Governo Federal mudou o piso nacional dando um aumento de 32%. Este ano, eu dei mais 8% [de aumento]. O total acumulado em Barra Mansa é de 46,72%. O Governo Federal deu 32. Eu não consigo dar o que nós fizemos, mais o Governo Federal. E é isso que está sendo pleiteado. Não existe dinheiro para isso”, explicou.
Durante uma semana, professores se ausentaram das salas de aulas e participaram de manifestações nas entradas da prefeitura e da Câmara Municipal. A categoria afirma que 90% da classe aderiu à paralisação, enquanto a prefeitura fala em 38%.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Professores da rede municipal de Barra Mansa entram em acordo com a prefeitura e decidem pelo fim da greve
Adicionar aos favoritos o Link permanente.