O consumo de proteínas adequado é fundamental para quem deseja ganhar massa magra, já que ela auxilia na recuperação e construção muscular. O nutriente é mais encontrado em carnes ou vegetais, mas também existem frutas com porções menores de proteínas que podem ser consumidas como complementos nas refeições ou para variar a dieta.
Além disso, elas fornecem outros nutrientes como fibras, vitaminas e minerais, importantes para a saúde e bem-estar geral.
As frutas ricas em proteínas podem ser consumidas junto com iogurtes, smoothies, granolas, saladas ou com outros complementos proteicos.
Veja 5 frutas ricas em proteínas:
- Abacate: fruta rica em gorduras saudáveis, também contém cerca de 2g de proteína em uma porção de 100g. Ele pode ser consumido em saladas, vitaminas, como guacamole e ainda combinado com outras proteínas, como ovos mexidos ou peito de frango grelhado.
- Goji Berry: fruto pequeno originário do Tibete e da Ásia Central, fonte de nutrientes e antioxidantes. Contém 4g de proteína em cada 100g (seco). Eles podem ser adicionados a iogurtes, smoothies ou saladas. Uma porção de 30g pode ser um ótimo complemento para o pós-treino, pois fornece antioxidantes e aminoácidos.
- Framboesas: ricas em fibras, uma porção de 100g contém aproximadamente 1,5g de proteína por 100g. Elas podem ser consumidas in natura, em smoothies, ou combinadas com aveia, iogurte e até proteína em pó para um café da manhã ou lanche nutritivo.
- Goiaba: Uma porção de 100g tem cerca de 2,6g de proteína. Fonte de vitamina C, ela pode ser consumida fresca, em sucos ou smoothies. Para uma refeição pós-treino, combine goiaba com um punhado de nozes ou sementes, que são ricas em gorduras saudáveis e ajudam na recuperação muscular.
- Banana: são cerca de 1,3g de proteína por 100g. Embora outras frutas tenham mais proteínas do que a banana, ela é uma excelente fonte de carboidratos, o que é bom para repor o glicogênio muscular após o treino.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.
frutas ricas em proteínas