TRE adia pela 3º vez decisão sobre candidatura de Gustavo Martinelli


Ele recebeu o maior número de votos nas eleições de 27 de outubro, mas não é considerado eleito. Julgamento estava na pauta da sessão desta sexta-feira (8), mas decisão foi adiada em função de empate. Gustavo Martinelli (UNIÃO BRASIL) foi eleito neste domingo (27), em 2º turno, o prefeito de Jundiaí
Marcel Scinocca/g1
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) adiou pela terceira vez a decisão sobre o registro de candidatura de Gustavo Martinelli (União Brasil), candidato mais votado à prefeitura de Jundiaí (SP) nas Eleições 2024. O julgamento estava na pauta da sessão desta sexta-feira (8). Não há previsão para nova audiência.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Martinelli recorre de decisão da Justiça Eleitoral que indeferiu seu registro de candidatura. O Ministério Público denunciou o politico por ter realizado o pagamento de valores de forma irregular a um servidor, quando foi presidente da Câmara de Jundiaí, entre 2017 e 2018.
O novo adiamento aconteceu por um empate entre os juízes da Corte Eleitoral. Três juízes votaram contra o recurso de Martinelli, que teve o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral. Três votaram pelo acolhimento do recurso.
Com a situação, o caso deve ser decidido pelo presidente do TRE, Silmar Fernandes. Ele alegou que não estava acompanhando o caso desde o começo e, por isso, precisa analisar a situação. Com isso, o processo vai ao gabinete do desembargador.
Entenda como fica o resultado da eleição com os votos sub judice
Terceiro adiamento
Esta é a terceira vez que a decisão é adiada pelo TRE. A indecisão mantém incerteza sobre a posse de Martinelli, já que se não houver definição até 31 de dezembro, o próximo presidente da Câmara de Jundiaí assumirá a prefeitura.
O primeiro pedido de vistas ocorreu em 25 de outubro, apenas dois dias para a realização do segundo turno. O pedido foi feito pelo juiz Rogério Cury. Em 5 de novembro, o pedido foi feito pelo juiz Régis de Castilho.
Martinelli recebeu 125.712 votos em 27 de outubro, e até o momento, eles estão anulados sub judice, ou seja, pendente de decisão judicial. No site do TRE, aparece apenas a informação de que não há prefeito eleito na cidade.
O expediente do TRE vai até 19 de dezembro.
Site do TRE mostra que não há prefeito eleito em Jundiaí (SP)
Reprodução
Focados na transição
Em material divulgado para a imprensa, ele comemorou o resultado, em especial sobre a mudança de posicionamento de dois participantes da votação, que mudaram o voto em favor dele.
“Estamos confiantes de que a Justiça reconhecerá a soberania das urnas e o desejo de mudança que a população expressou. Com a apresentação de toda a documentação e o próprio Tribunal de Contas declarando a ausência de pendências, esperamos que tudo seja resolvido da maneira correta para honrarmos nosso compromisso com uma gestão humanizada e dedicada à cidade”, afirmou Martinelli.
Ele e o vice, Ricardo Benassi, ainda afirmaram que “seguem focados na transição para garantir um início de gestão eficiente”.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.