Grupo AAPVR conduz instituição de acolhimento que destaca a importância do cuidado personalizado para idosos ILPI João Miguel da Silva: distribuindo amor e atendimento humanizado aos idosos
Divulgação/AAPVR
A ILPI João Miguel da Silva, localizada no bairro Dom Bosco, em Volta Redonda (RJ), atualmente é administrada pelo Grupo AAPVR e estabelece uma abordagem singular para o bem-estar dos idosos. Fundada em 1971 como Asilo Dom Bosco, essa instituição sem fins lucrativos se transformou em um espaço onde 20 moradores encontram mais do que abrigo: encontram aconchego e uma equipe dedicada composta por profissionais especializados. Com psicólogos, fisioterapeutas, assistente social, médicos, nutricionistas, enfermeiros e cuidadores, a ILPI não só lida com as necessidades físicas dos idosos, mas também com as suas histórias e identidades únicas.
O envelhecimento da população é uma conquista, mas também um desafio global. À medida que a proporção de idosos aumenta, o Grupo AAPVR reconhece a importância de uma abordagem humanizada para enfrentar essas mudanças. Com uma população mundial projetada para atingir dois bilhões de idosos até 2050, a entidade destaca a necessidade de adaptar políticas públicas para oferecer uma atenção integral à saúde dos mais velhos, vislumbrando ampliações para os próximos anos.
Com base nisto, o Grupo AAPVR criou o projeto “HumanizAÇÃO – Acolhimento Institucional Humanizado na ILPI João Miguel da Silva” para fornecer capacitação continuada aos profissionais da instituição. O objetivo é melhorar ainda mais a motivação e empenho no trato com os idosos abrigados, além de melhor desempenho e qualidade de vida dos profissionais com a finalidade de melhorar a qualidade de vida dos idosos.
O projeto “HumanizAÇÃO” ainda tem como finalidade incentivar e proporcionar aos idosos institucionalizados a convivência mista entre eles, bem como o acesso aos serviços da rede socioassistencial e vida comunitária, promovendo atividades lúdicas e de lazer. A garantia e defesa dos direitos é prioridade para o Grupo AAPVR. A iniciativa, financiada com recursos federais e firmada com o apoio do Conselho Municipal de Assistência Social, também visa auxiliar nos custos mensais da ILPI, para manter o atendimento de excelência.
Cada residente da ILPI é visto como uma história única, com relações pessoais e experiências que constroem sua jornada. Os profissionais da instituição, desde médicos até cuidadores, dedicam-se a entender essas particularidades, garantindo ações eficazes e inspirando uma abordagem completa e multidisciplinar para o atendimento aos idosos. E essa é a verdadeira essência do trabalho realizado pela instituição, que vem moldando um futuro de transformações das políticas sociais em prol do envelhecimento saudável e digno.
Acesse e saiba mais: https://www.aapvr.org.br/
Facebook: Grupo AAPVR
Instagram: @aap_vr
YouTube: @AAPVROFICIAL
ILPI João Miguel da Silva: distribuindo amor e atendimento humanizado aos idosos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.