Semana do Patrimônio Histórico debate formas de explorar o turismo em Vassouras


Ideia é despertar o interesse para além do patrimônio material, como o patrimônio natural, arqueológico, documental, arquivístico e imaterial. Veja a programação completa. Vassouras (RJ) vai promover nesta semana a 1ª edição da Semana do Patrimônio, um amplo debate sobre o patrimônio do município com a sociedade civil, acadêmica e profissionais de diferentes áreas: educação, urbanismo, meio ambiente e cultura.
A ideia é despertar o interesse de todos para o tema e incentivar a discussão para além do patrimônio material, destacando também outras vertentes, igualmente relevantes, como o patrimônio natural, arqueológico, documental, arquivístico e imaterial.
Praça Barão de Campo Belo
Divulgação/Prefeitura de Vassouras
A programação está dividida entre mesas de debate, exposições, palestras, visitação guiada gratuita ao Centro Histórico e espaços culturais, com foco nos alunos da rede pública e privada.
O evento é realizado pela prefeitura de Vassouras, por meio da Secretaria de Urbanismo e Patrimônio Histórico (SMUPH) e da Universidade de Vassouras.
“Quando falamos em patrimônio, é quase instintivo pensarmos em bens materiais como casarões e monumentos. A Semana do Patrimônio de Vassouras quer disseminar outros segmentos, tão importantes e pouco discutidos em nossa região. Também vamos promover os equipamentos culturais da cidade com visitas guiadas por todo o Centro Histórico e mesas de debate com profissionais que irão agregar muito conhecimento e novas propostas para o município e para a região”, declarou o secretário da pasta, Geovani Dornelas.
Durante a semana, será lançado o Passaporte Cultural, uma ação social que tem como objetivo incentivar os alunos da rede de ensino de Vassouras a conhecer o conjunto arquitetônico e urbanístico do Município.
“É importante o governo ter esse olhar e fomentar desde cedo o interesse dos vassourenses pela história da cidade e todo o patrimônio que o município preserva. O Passaporte Cultural é um projeto fantástico, o qual tenho certeza que será um sucesso para os alunos, professores e para o reforço das nossas raízes no Vale do Café”, destacou a vice-prefeita, Rosi.
Confira a programação completa:
Terça-feira
Centro Cultural Cazuza
17h – Apresentação de grupos de tradição cultural;
18h – Cerimônia de Abertura;
19h – Palestra com o professor Dr. André Jacques Martins Monteiro (UniRio);
19h30 – Leonardo Trindade e Leon Araújo (INEPAC);
20h – Lançamento do Passaporte Cultural;
Em seguida – Roda de Conversa sobre Educação Patrimonial com Ana Paula Delgado, Tatiana P. Oliveira, Mariana d’Águila e Adenilson Sombrão.
Quarta-feira
14h – Palestra no Salão da Casa Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição sobre Patrimônio Natural e Paisagem e visita guiada pela Praça Barão de Campo Belo e Sebastião de Lacerda: Dra. Tereza Aparecida Ferreira (FAETERJ) e Mestra Mariana D`Águila (UFRRJ);
14h às 16h – Visitação livre à Sala de Arte Sacra da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e ao Centro de Memória.
Matrimônio Material e Documental
Local: Auditório da Universidade de Vassouras
18h30 – Abertura: Sensibilização;
19h – Palestra Patrimônio de Natureza Material: Professor Dr. Cláudio Antônio Santos Lima Carlos (UFRRJ);
19h40 – Painel Patrimônio Documental: Dra. Isabel Rocha (Centro de Memória | N.Sra. da Conceição), Marlos França (Jornal Tribuna do Interior), Angelo Ferreira Monteiro (UniVassouras) e Amal Abdulmalek. Mediação: Ana Paula Delgado;
20h20 – Painel Patrimônio Material: Keilla Miranda (Depac), Ivan Mascarenhas (Iphan), Janaína Genaro (Concrejato), Jéssica Rossone (Faetec), Adriano Novaes (INEPAC). Mediação: Daniela Tamiozo;
Quinta-feira
14h às 16h – Visitação livre à Sala de Arte Sacra da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e ao Centro de Memória.
Pâtrimônio Imaterial e Natural
Local: Auditório da Universidade de Vassouras
18h30h – Abertura: Sensibilização;
19h – Palestra Patrimônio Imaterial: Professor Dr. Otair Fernandes de Oliveira (UFRRJ);
19h40 – Painel Patrimônio Imaterial: Silvana Nunes, Claudia Mamede (Liderança dos grupos de tradições), Tiago Meirelles (Folia de Reis Descendentes de Davi), Dra. Raquel A. Pereira (UFRRJ) e Luciane B. de Souza (UFRRJ). Mediação: Andrea Pit;
20h20 – Painel Patrimônio Natural: Margareth M. de C. Queiroz (UniVass), Denise Thomé (Vale Verdejantes), Natale Onofre (ICCV), Cirom Duarte Alves (Museu Casa da Hera). Mediação: Mariana D`Águila.
Exposições abertas
De terça-feira a domingo, de 9h às 16h:
Câmara Municipal: Os Homens e Suas Leis
Antiga Casa do Barão de Vassouras: Minha Alma Ancestral
Centro Cultural Cazuza: O Patrimônio e a Educação
Museu Vassouras: Resgate Arqueológicos
Memorial Manoel Congo: O Silêncio da Memória
Universidade de Vassouras: De Vila à Cidade
Paço Municipal: A História e Nossas Fazendas
Visitação guiada ao Centro Histórico
A visitação guiada pelo Centro Histórico de Vassouras será realizada nesta quarta e quinta-feira (16 e 17), com saída às 9h e às 14h. O passeio será conduzido por guias turísticos e está aberta para público em geral, grupos escolares, acadêmicos e turistas.
Todo o circuito está concentrado na Praça Barão de Campo Belo e Memorial Manoel Congo e será realizado na modalidade walking tour (passeio a pé/caminhada)
Durante a visita, os participantes irão conhecer os principais equipamentos culturais que fazem parte do conjunto histórico, urbanístico e paisagístico de Vassouras, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1958.
O agendamento de grupos deve ser feito pelo e-mail [email protected]. Já o agendamento individual deve ser feito neste link.
Visitação guiada às obras de restauração
Os principais casarões do Centro Histórico de Vassouras estão em processo de restauração e nesta quarta e quinta-feira serão realizadas visitas guiadas, abertas ao público a partir de 18 anos.
Os participantes terão a oportunidade de conhecer o canteiro de obras da Casa Barão de Vassouras, Barão do Ribeirão (Paço Municipal) e Museu Vassouras. O agendamento deve ser feito pelo e-mail [email protected].
Patrimônio Natural
Apresentação sobre Patrimônio Natural e Paisagem no salão da Casa Paroquial. Após a apresentação será realizada visita guiada pela Praça Barão de Campo Belo e Praça Sebastião de Lacerda. Não é necessário agendamento.
Oficinas de Educação Patrimonial
Nesta quarta e quinta-feira, de 9h às 11h e de 14h às 16h, serão realizadas oficinas de Educação Patrimonial, no Centro Cultural Cazuza. As oficinas são abertas ao público em geral, não sendo necessário agendamento.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Adicionar aos favoritos o Link permanente.