Pinguins-de-Magalhães são vistos em praias de Angra dos Reis e Paraty; conheça a espécie


Animal costuma aparecer na região a partir do mês de junho, devido ao fluxo migratório da espécie, que sai da Patagônia Argentina rumo à costa brasileira. Saiba o que fazer ao encontrar um pinguim na praia. As praias da Costa Verde do Rio de Janeiro têm recebido a visita de um “turista” especial nos últimos dois meses: os pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus). Só em Angra dos Reis e Paraty, foram registradas 64 aparições do animal neste período. As informações são do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
Pinguins-de-Magalhães encontrados em praias da Costa Verde do RJ
PMP-BS
A aparição faz parte do processo migratório da espécie, que sai da Patagônia Argentina a partir do mês de junho e percorre o litoral brasileiro durante os meses seguintes.
Este ano, o primeiro registo em Angra dos Reis foi no dia 29 de junho. Desde então, já foram encontrados nas praias da cidade 51 pinguins, sendo 14 vivos e 37 mortos. Em Paraty, já foram vistos 13 pinguins, sendo nove vivos e quatro mortos.

Devido ao longo trajeto, a influência das correntes marinhas e o eventual impacto das ações humanas em seu habitat, como o lixo jogado no mar, os animais que acabam encalhando nas praias da região são encontrados muito debilitados, desidratados e cansados.
Por isso, o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos pede para ser avisado de qualquer aparição do animal. O objetivo é oferecer tratamento adequado para que o pinguim seja reintroduzido ao seu habitat assim que esteja completamente reabilitado do quadro em que foi encontrado.
O contato pode ser feito pelo telefone 0800-999-5151, além dos números (27) 99299-9885 e (27) 99222-5288, que é WhatsApp.
Além de avisar o PMP-BS, a recomendação é manter distância a fim de não estressá-lo e não fazer barulho. Não tente alimentar o animal, não o devolva para a água e não toque no animal sem que haja necessidade, principalmente para que não haja risco de transmissão de qualquer doença.
Pinguim debilitado recebe tratamento para ser reintroduzido ao seu habitat natural
PMP-BS
Pinguim encontrado em praia da Costa Verde do Rio de Janeiro
PMP-BS
Clique aqui e siga o g1 no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Adicionar aos favoritos o Link permanente.