Santos Dumont calvo? Cidade onde ‘pai da aviação’ foi batizado mantém busto raro sem chapéu


Aeronáutica teria se incomodado e pedido a substituição do busto na principal praça de Rio das Flores, onde fica a igreja de seu batizado, mas município do interior do RJ só trocou a homenagem de lugar. Cidade tem até praça no formato do 14 Bis. A imagem de Alberto Santos Dumont é clássica. O olhar seguro, o bigode, o terno e o chapéu com abas curvas sobre o vento que aprendeu e ensinou a dominar. É assim que todo mundo se lembra do “pai da aviação”, celebrado nesta quinta-feira (20) pelos 150 anos de seu nascimento.
No entanto, em Rio das Flores, município no interior do Rio de Janeiro onde foi batizado aos três anos de idade, há um raro busto em uma praça que retrata Santos Dumont sem chapéu, revelando uma calvície avançada.
Rio das Flores mantém busto raro de Santos Dumont sem chapéu
Divulgação
“Um farmacêutico encontrou a certidão do batismo de Santos Dumont, ali pela década de 1950. Foi um grande achado. Com isso, instalaram um busto no município, de Santos Dumont calvo e sem chapéu. Em 1973, a Aeronáutica promoveu um evento pelo centenário em Rio das Flores e inaugurou um outro busto na praça, com chapéu, como fez também em outros lugares”, explicou o pesquisador Annibal Magalhães.
Cerimônia de inauguração para troca pelo busto com chapéu, com representantes da então Aeronáutica
Annibal Magalhães/Arquivo pessoal
“Aí ficou um dilema: o que fazer com o busto sem chapéu? Ele foi para uma outra praça, que ganhou o nome de Praça Santos Dumont”, completou o pesquisador.
Veja também:
Esquadrilha da Fumaça homenageia 150 anos de Santos Dumont
Réplica de avião e até cartas: Museu abriga acervo de Santos Dumont
Testamento tem divisão entre família, União e instituições de caridade
Na época da substituição do busto de Santos Dumont na principal praça de Rio das Flores, o Jornal do Brasil publicou uma nota no dia 2 de fevereiro de 1992 revelando o que teria sido o motivo da troca. Segundo o jornal, o até então Ministério da Aeronáutica não teria gostado da imagem alegando que Santos Dumont não era calvo.
Jornal do Brasil especula motivo da troca do busto de Santos Dumont
Arquivo/Museu de História Regional de Rio das Flores
Transcrição da nota do Jornal do Brasil
“Batizado em 20 de fevereiro de 1877 na igreja de Santa Teresa d’Avila, na praça principal de Rio das Flores, Santos Dumont tem dois bustos na cidade. A dupla homenagem foi causada por uma dúvida que até hoje provoca polêmica: o pai da aviação era careca? Segundo contam moradores mais antigos, o primeiro busto, construído pela prefeitura e instalado na praça em frente à igreja, mostrava o mais ilustre morador de Rio das Flores — ele residiu ali quando criança — sem chapéu e com uma generosa calvície. O Ministério da Aeronáutica não teria gostado da imagem e pediu que o busto fosse substituído, alegando que Santos Dumont não era calvo. Um grupo menor deseja reabilitar o busto do Santos Dumont careca, colocando-o na praça principal, pois acredita que é o único busto no Brasil em que Santos Dumont aparece como realmente era.”
O Santos Dumont calvo foi então deslocado para um pequeno trevo, no início do centro de Rio das Flores, mas a polêmica não acabou. A cidade passou a discutir sobre qual seria a melhor posição do Santos Dumont de chapéu. Alguns queriam que ele ficasse voltado para a cidade, mas os católicos reagiram, pois dessa forma ele “daria as costas” para a imagem de Santa Teresa, padroeira do município. Os católicos venceram a guerra e o Santos Dumont, com a calvície devidamente coberta, até hoje está mirando a igreja, com a cidade às costas. Alguns moradores ainda reclamam e querem o pai da aviação lançando seu olhar sobre Rio das Flores. Um grupo menor deseja reabilitar o busto do Santos Dumont careca, colocando-o na praça principal, pois acredita que é o único busto no Brasil em que Santos Dumont aparece como realmente era.”
Praça no formato do 14 Bis
Em Rio das Flores, há também uma praça em formato do 14 bis, avião construído por Santos Dumont que sobrevoou Paris em novembro de 1906, percorrendo 220 metros em 21,5 segundos — o recorde de distância da época.
Alberto Santos Dumont e sua invenção, o 14 Bis
Fundação Casa de Cabangu/Divulgação
Infância em Rio das Flores
Rio das Flores mantém uma relação especial com Santos Dumont. Seu batizado foi realizado na Igreja Matriz de Santa Tereza Dávila, que mantém até hoje a mesma pia batismal (veja foto abaixo). A cerimônia foi realizada no dia 20 de fevereiro de 1877. A irmã dele, Sophia, de um ano de idade, também foi batizada neste dia.
Pia batismal onde Santos Dumont foi batizado
Divulgação/Prefeitura de Rio das Flores
Além do batismo, o “pai da aviação” passou parte da infância no município. O pai de Santos Dumont, Henrique Dumont, ajudou na construção da ferrovia que corta a região. Depois, mudou-se com a família para a localidade de Casal, até então território de Valença e atualmente município de Rio das Flores, onde passou a dedicar-se ao cultivo de café.
Certidão de batismo de Santos Dumont
agendasantosdumont.com.br
Transcrição do registro de batismo:
“Alberto – Aos 20 de fevereiro de 1877, nesta Matriz de Santa Theresa de Valença, batizei solenemente o inocente Alberto, nascido a 20 de julho de 1873, filho legítimo do Dr. Henrique Dumont e Francisca Dumont, foram padrinhos Dr. José Augusto de Paula Santos e Dra. Maria Rosalina Dumont.
Sophia – Aos 20 de fevereiro de 1877, nesta Matriz de Santa Theresa de Valença, batizei solenemente a inocente Sophia, nascida, a 20 de julho de 1873, digo, nascida a 02 de maio de 1875, filha legítima do Dr. Henrique Dumont e Dª Francisca dos Santos Dumont; foram padrinhos o Comendador Francisco de Paula Santos e Dª Joanna Perpétua de Oliveira Santos, representada, por uma procuração, de Dª Maria Rosalina Dumont.
O Vigário Pe. Theodoro Theotônio da Silva Carolina.”
Placa com a informação de batismo de Santos Dumont em igreja de Rio das Flores
Divulgação
Mais homenagens em Rio das Flores
A Casa de Cultura de Rio das Flores hospeda uma exposição com maquete, imagens que retratam a relação de Santos com a cidade e uma miniatura do 14 Bis (assista ao vídeo abaixo).
Conheça a exposição que homenageia Santos Dumont em Rio das Flores
Além da exposição, nesta quinta-feira, a prefeitura preparou uma programação especial pelos 150 anos de seu nascimento. Foram realizadas homenagens ao pai da aviação, como café da manhã com autoridades e a população, apresentações da Banda Municipal e da Orquestra de Câmara, inauguração de uma placa colocada no busto da Praça Manuel Duarte e um relato sobre a passagem de Santos Dumont por Rio das Flores e sua importância histórica para o município.
Homenagem aos 150 anos do nascimento de Santos Dumont em Rio das Flores
Divulgação/Prefeitura de Rio das Flores
Busto de Santos Dumont com chapéu em frente à igreja onde foi batizado
Divulgação
Clique aqui e siga o g1 no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Adicionar aos favoritos o Link permanente.