Tem gente que discorda, mas mesmo com as temperaturas elevadas, não tem nada mais delicioso que um caldinho com legumes, poucos pratos são mais saudáveis do que a comida caseira.
Preparar as próprias refeições é sempre melhor do que a comida ultraprocessada, ou aquela que tem como base alimentos provenientes de grandes cadeias produtivas, mas exagerar nos temperos, nas gorduras prejudiciais à saúde ou no açúcar pode ser tão ou mais prejudicial.
Essas joias culinárias de outros tempos sobrevivem até hoje como parte de uma alimentação saudável é que há mais oportunidades de analisar os motivos pelos quais são tão benéficas.
É o caso do caldo, que além de ser uma delícia e animar o corpo em uma noite fresca, também ajuda a fortalecer a memória e o aprendizado. A caldeirada de porco ibérico, por exemplo, é perfeita para esse fim.
Ensopado de porco ibérico: o caldo da memória e dos ossos
Apelidado de caldo da memória e dos ossos, esse fato se deve a duas coisas: é rico em colágeno, nutriente fundamental na regeneração dos tecidos e no cuidado das articulações.
A receita também possui ômega-3, ideal para fortalecer as membranas celulares do cérebro, entre outros poderes. É, portanto, um grande aliado do sistema nervoso, além de outros benefícios conhecidos da sua carga de colágeno, como promoção da elasticidade da pele e alívio intestinal.
Já o ômega 3 reduz os triglicerídeos e ajuda a reduzir a pressão arterial. É anti-inflamatório e fortalece os ossos Segundo a Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), a carne de porco é fonte de minerais como o zinco com uma biodisponibilidade notável em comparação com a deste mineral nos alimentos de origem vegetal. Destaca-se seu teor de potássio, fósforo e selênio e também é uma boa fonte de vitamina B12, vitamina B6 e niacina.
Ingredientes
- Páprica doce
- Sal
- Orégano
- Alho
- Pimenta, além de azeite extra virgem, um pouco de vinho branco, pimentão vermelho, cebola, carne magra e meio litro de caldo de porco sem conservantes.
Refogue com a cebola, o pimentão e o alho e pique o porco ibérico. Feito o molho, salgue e acrescente a carne de porco; quando dourar, acrescente orégano, páprica doce, um pouco de vinho branco e o caldo.
O processo termina deixando reduzir e depois adicionando água até cobrir os ingredientes. O último passo é cozinhar em fogo baixo por 45 a 50 minutos.