Funcionário de Resende morre por suspeita de febre maculosa


Homem, de 39 anos, trabalhava para uma empresa terceirizada na construção de uma ponte em Bulhões. Óbito foi no sábado, em uma Unidade de Pronto Atendimento de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Um funcionário de Resende (RJ) morreu por suspeita de febre maculosa. O óbito ocorreu na tarde de sábado (15), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
A vítima, de 39 anos, trabalhava para uma empresa terceirizada na construção de uma ponte entre o distrito de Bulhões e o bairro Fazenda da Barra III.
Segundo a prefeitura, o homem passou mal na última semana e procurou uma unidade de saúde de Guapimirim (RJ), cidade em que ele tinha residência, entre a noite sexta-feira (15) e a madrugada de sábado (16), com sintomas apontados nos casos de febre maculosa.
Ainda no sábado, ele deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Duque de Caxias, onde ocorreu o óbito.
Procurada pelo g1, a prefeitura de Guapimirim informou que o caso está sendo investigado. Até a publicação desta reportagem, não havia a confirmação do óbito por causa da febre maculosa.
O g1 procurou a Secretaria Estadual de Saúde, que informou que ainda não foi notificada da morte.
Buscas por carrapatos em Resende
A prefeitura de Resende (RJ) começou, nesta terça-feira (18), a realizar buscas por carrapatos possivelmente infectados na cidade.
Embora a suspeita ainda não tenha sido confirmada, o governo municipal informou que “segue com o trabalho de monitoramento através do ‘pano arrasto”.
“Técnica chamada ‘arraste de pano’, onde se detecta os bichos que ficam nos matos e pastos. A partir daí, a gente verifica se há ou não carrapato estrela e se o carrapato está infectado com a bactéria. Além disso, em nossos postos de saúde os profissionais são treinados rotineiramente para lidar com a doença, temos a medicação especifica para o tratamento. É importante que a população fique bastante tranquila neste momento, não há motivo nenhum de pânico”, explicou o secretário de Saúde, Jayme Neto.
Nesta terça-feira, ação acontece na Beira Rio. Na quarta, a busca será realizada próximo à construção da Quarta Ponte, em Bulhões, onde o funcionário trabalhava.
O que é a febre maculosa?
É uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Rickettsia. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, duas espécies estão associadas à febre maculosa:
Rickettsia rickettsii, mais registrada do norte do Paraná e nos estados da região Sudeste, como Minas Gerais;
Rickettsia sp. cepa Mata Atlântica, que é registrada em áreas silvestres e apresenta sintomas mais leves.
Como ela é transmitida?
A transmissão em seres humanos ocorre por meio da picada do carrapato infectado pela bactéria causadora da doença. Os carrapatos permanecem infectados durante toda a vida, em geral de 18 a 36 meses. Veja o ciclo:
Ciclo da febre maculosa envolve carrapatos e capivara
Amanda Paes/G1
Como diminuir os riscos de infecção?
Quanto mais rápido uma pessoa retirar os carrapatos de seu corpo, menor será o risco de contrair a doença. Após a utilização, coloque todas as peças de roupa em água fervente para a retirada dos insetos.
Outras dicas do Ministério da Saúde:
Ao remover um carrapato da sua pele, use uma pinça para agarrá-lo e remova-o cuidadosamente.
Trate o carrapato como se estivesse contaminado: mergulhe-o em álcool ou jogue no vaso sanitário.
Limpe a área da mordida com antisséptico.
Lave bem as mãos.
Quanto tempo demora para os sintomas se manifestarem?
A doença pode demorar até duas semanas para se manifestar após o contato inicial com a bactéria.
Quais são os sintomas?
Os sintomas são parecidos com os de várias outras doenças, como a dengue. Febre alta, dor no corpo e dor no fundo dos olhos estão entre os principais, assim como dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, diarreia, insônia, manchas na pele.
A progressão da doença varia. Nem todos os pacientes desenvolverão todos os sinais ou sintomas. Por isso, o mais importante é examinar o corpo após entrar em áreas silvestres.
Febre maculosa: entenda o que é e quais os sintomas da doença
Como é o tratamento da febre maculosa?
Quanto mais cedo o paciente buscar uma unidade de saúde após a manifestação dos sintomas, maior será a chance de melhoria no quadro. O tratamento é feito com antibióticos específicos e, em alguns casos, a pessoa precisará ser internada. Todo o processo dura cerca de 10 dias.
Carrapato-estrela é o responsável por transmitir a febre maculosa
G1
Clique aqui e siga o g1 no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Adicionar aos favoritos o Link permanente.