O colecionador britânico de veículos militares Nick Mead teve uma surpresa ao encontrar cinco barras de ouro avaliadas em 2,5 milhões de euros no tanque de combustível de um veículo Tipo 69, comprado no eBay. Este modelo chinês, uma versão do tanque soviético T-55, foi usado pelo exército iraquiano e, segundo especulações, o ouro pode ter sido armazenado ali desde a invasão do Kuwait em 1990.
Dono de uma coleção de mais de 300 veículos de guerra, Mead adquiriu o tanque em troca de um caminhão militar e um canhão Abbot. Ao verificar o tanque para o seu canal no YouTube, ele encontrou um compartimento secreto com os lingotes, possivelmente saqueados de famílias ricas do Oriente Médio durante conflitos. As informações são do portal Noticias Trabajo.
Colecionador entregou ouro para a polícia
Em vez de vender as barras, Mead decidiu entregar o ouro à polícia britânica, que agora tenta rastrear os donos originais. Caso não sejam encontrados, ele poderá reivindicar o ouro e vendê-lo. Frustrado com a falta de uma recompensa, Mead afirmou que uma pequena parte do valor já teria sido suficiente para um lucro significativo, mas ainda espera pelo desfecho das investigações.