André Fernandes não pode concorrer ao cargo de governador do Ceará em 2026; entenda


Candidato derrotado nas urnas em Fortaleza em 2024 teve pouco mais de 49% dos votos válidos, mas não poderá usar capital político para se candidatar a governador nas próximas eleições. André Fernandes é eleito prefeito de Fortaleza.
Davi Rocha (Sistema Verdes Mares/SVM)
O deputado federal André Fernandes (PL-CE) está impedido de concorrer aos cargos de governador do Ceará ou senador em 2026, após obter uma votação expressiva na campanha municipal em Fortaleza, em que concorreu à prefeitura e obteve 49,62% dos votos válidos.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Atualmente com 26 anos, André Fernandes terá 28 nas eleições de 2026, ou seja, ele não cumpre um requisito para poder se candidatar ao cargo de governador ou senador devido a uma restrição de idade mínima estabelecida pela Constituição Federal do Brasil.
De acordo com a Constituição, para se candidatar ao cargo de senador, é necessário ter pelo menos 35 anos, e para o cargo de governador, 30 anos.
Confira também:
Vídeo: Evandro e Camilo choram no primeiro discurso após vitória
Vídeo: André avalia que fez campanha vitoriosa e agradece votos
Mapa interativo mostra onde Evandro e André tiveram mais votos
Fotos: veja imagens da festa de comemoração de Evandro Leitão
Essas restrições foram criadas para garantir um nível de experiência e maturidade política nos cargos mais altos do governo.
André Fernandes faz balanço da campanha após derrota nas urnas
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.