A disputa mais acirrada do segundo turno ocorreu no Nordeste. Fortaleza tem a eleição mais acirrada entre as capitais com 2º turno
A região Nordeste teve a disputa de segundo turno mais acirrada entre as capitais.
Aracaju elegeu uma prefeita pela primeira vez. Emília Corrêa, do PL, derrotou Luiz Roberto do PDT.
A prefeita eleita tem 62 anos, é advogada, defensora pública aposentada, comunicadora e duas vezes vereadora. Agora, no primeiro cargo executivo, disse que a área da saúde será prioridade.
“A gente vê que saúde, transporte, educação são gritos constantes que a gente, como vai ter algumas pastas, as secretarias, a gente quer trabalhar simultaneamente essa prioridade. Mas, uma das coisas que o povo mais pediu a gente: olhe pela saúde.”, diz a prefeita eleita de Aracaju.
Emília Corrêa, do PL, prefeita eleita de Aracaju
Reprodução/TV Globo
Em Natal, o deputado federal Paulinho Freire, do União Brasil, superou Natália Bonavides, do PT.
Freire já administrou o município durante dois meses, em 2012, quando a Justiça afastou a então prefeita, Micarla de Souza. Nesta segunda-feira (28), ele falou que o turismo terá maior atenção em sua administração.
“Nós temos que trabalhar aquilo que nós temos de melhor na nossa cidade, que é o turismo. Turismo que gera riqueza, gera emprego, gera renda pra nossa cidade. Agora, pra isso, nós vamos dar também condições pra que o investidor venha para a cidade e tenha segurança jurídica para fazer seu investimento.”, declara Paulinho Freire, do União Brasil.
Em João Pessoa, Cícero Lucena, do Progressistas, foi reeleito, ao derrotar o ex-ministro da Saúde do governo Bolsonaro, Marcelo Queiroga, do PL.
Aos 67 anos, Lucena vai para o quarto mandato como prefeito da capital. Nesta segunda-feira (28), ele não teve compromisso e não falou com a imprensa. No domingo (27), durante a comemoração, o prefeito prometeu fazer uma gestão melhor que a atual.
“Agora vai ser melhor ainda, porque está consolidado o modelo de gestão que respeita a população, que quer fazer o bem”, destaca Cícero Lucena.
Cícero Lucena foi reeleito em João Pessoa
Reprodução/TV Globo
A disputa em Fortaleza foi a mais acirrada entre as capitais no segundo turno: menos de 11 mil votos separaram os dois candidatos. O novo prefeito só teve a vitória confirmada depois de 99% das urnas apuradas.
Evandro Leitão, que tinha terminado o primeiro turno atrás, desta vez superou André Fernandes, do PL. O PT não havia conquistado nenhuma capital na última eleição. Agora, venceu em Fortaleza.
O prefeito eleito tem 57 anos, está no terceiro mandato como deputado estadual e é o atual presidente da Assembleia Legislativa. Nesta segunda-feira (28), ele visitou a TV Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará, e falou como pretende administrar a cidade.
“Fazer um grande governo pra que a gente possa reduzir, efetivamente, as desigualdades sociais com intervenções nos mais diversos eixos temáticos, seja na saúde, seja também na educação, geração de emprego e renda, infraestrutura, enfim, mobilidade urbana. Essa é minha compreensão, esse é meu desejo e é dessa forma que eu irei trabalhar.”, comenta.
Disputa em Fortaleza foi a mais acirrada entre as capitais no segundo turno
Reprodução/TV Globo