A sálvia é uma erva utilizada há muito tempo para tratar inflamações, infecções e proteger o corpo contra os danos dos radicais livres. Não é à toa que seu nome deriva do latim e significa “curar”: pesquisas revelam que a planta tem potencial para ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e melhorar funções cognitivas.
Estudos realizados em Barcelona, na Espanha, e em Braga, Portugal, mostraram que alguns compostos presentes na planta podem ajudar a regular o açúcar no sangue.
Conforme os pesquisadores, a sálvia pode atuar na regulação dos níveis de glicose ao aumentar a sensibilidade à insulina e ao inibir as enzimas responsáveis por catalisar a digestão de carboidratos.
Ao reduzir a atividade dessas enzimas, a sálvia ajuda a diminuir a absorção de glicose após as refeições, contribuindo para um melhor controle do açúcar no sangue.
Melhora saúde do cérebro
Outros estudos publicados no Journal of Psychopharmacology também mostram que a sálvia ajuda na memória e concentração, pois inibe a enzima acetilcolinesterase, o que resulta em um aumento de acetilcolina, um neurotransmissor essencial para a o cérebro.
Além disso, ela é rica em vitaminas A, K e magnésio, que desempenham um papel fundamental na saúde cognitiva.
Com sabor levemente amargo e terroso, a sálvia confere um toque diferenciado nos pratos. Ela pode ser consumida como chá, ou utilizada como tempero em receitas que incluem carnes, como porco, frango e cordeiro, além de ensopados e massas.
Como fazer o chá que controla o açúcar no sangue
Para proteger suas propriedades, o ideal é aquecer a água e desligar antes de ferver. Adicione a sálvia, tampe e deixe a infusão agir por alguns minutos. Em seguida, beba sem açúcar ou adoçante.