Os motoristas que passaram pela rua Monsenhor Gercino em Joinville, no Norte de Santa Catarina, neste domingo (27), levaram um tremendo susto. Isso porque o radar que existe na via, na região do bairro Paranaguamirim, estava disparando flashes até mesmo para carros abaixo da velocidade máxima permitida.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver que diversos carros e motos passam pelo local e um sinal luminoso é disparado, independente da velocidade em que os veículos estavam. Confira a cena:
Radar foi vandalizado, diz prefeitura
Apesar do susto, os motoristas que não estavam acima do limite de velocidade não precisam se preocupar com o risco de multar, segundo informações repassadas ao ND Mais pela prefeitura de Joinville. Isso porque o equipamento faz o registro de todos os automóveis que passam pelo radar, mas apenas os que estão acima da velocidade permitida são notificados.
Ainda conforme o município, há um filtro de luz que impede a visualização do flash, mas este equipamento foi vandalizado, deixando o sinal luminoso à mostra, fazendo com que os motoristas pensassem que estavam sendo multados. Confira a nota da prefeitura sobre o caso:
“O Departamento de Trânsito de Joinville informa que os controladores de velocidade instalados em Joinville possuem o serviço adicional de OCR, que na prática é a leitura de todas as placas de veículos que passam pelo local.
Essa tecnologia, indica por exemplo, quando um veículo com registro de furto passa por um desses equipamentos. Cada vez que um veículo passa pelo equipamento, ele faz a leitura da placa disparando o flasch. Há, porém, um filtro no equipamento que bloqueia a passagem dessa luz.
Ainda na noite de domingo (27/10), o Detrans acionou a equipe técnica que faz a manutenção dos controladores de velocidade para vistoriar o equipamento. Foi constatado que esse filtro havia sido vandalizado e estava quebrado. Na manhã desta segunda-feira (28/10), os técnicos consertaram o filtro e o equipamento está funcionando normalmente.
É importante reforçar que com a ausência do filtro, o equipamento continua monitorando o excesso de velocidade. São notificados apenas os motoristas que passam pelo local com a velocidade acima do limite indicado, que, neste caso, é de 40 km/h.
O Departamento de Trânsito de Joinville fez um acompanhamento deste equipamento e entre a tarde de ontem e a manhã desta segunda-feira, ocorreram duas notificações por excesso de velocidade. Uma às 14h de domingo e outra por volta das 8h30 desta segunda-feira”.