‘Operação Assunto Delicado’ é um desdobramento das investigações que resultaram em outras duas operações. Cinco mandados foram cumpridos em Sapucaia, dois em Três Rios e um dentro do presídio de Bangu, no Rio de Janeiro (RJ). Operação contra o tráfico de drogas em Sapucaia
Divulgação/Polícia Civil
Oito mandados de prisão contra suspeitos de integrar uma quadrilha ligada ao tráfico de drogas em Sapucaia (RJ) foram cumpridos durante uma operação realizada pelas polícias Civil e Militar na manhã desta quarta-feira (3).
Segundo a Polícia Civil, a ação foi batizada de “Assunto Delicado”, pois os alvos buscavam intimidar os moradores para que eles não denunciassem as práticas criminosas à polícia.
A operação é um desdobramento das investigações que resultaram nas operações “Eu Gosto Assim” e “Procurando Nemo”, realizadas em fevereiro e março deste ano, respectivamente, e que, juntas, cumpriram mais de 50 mandados de prisão e apreenderam armas, munições, uma granada e grande quantidade de drogas.
“Essa operação é terceira parte de uma grande investigação que visa desmantelar um grupo liderado por presidiários e que buscava estabelecer o domínio de uma facção criminosa em Sapucaia e na região de divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais”, disse a Polícia Civil.
Dos oito mandados da operação desta quarta-feira, cinco foram cumpridos em Sapucaia e dois em Três Rios. Os presos, todos homens, foram levados para a delegacia de Sapucaia e serão encaminhados ao presídio de Bangu, no Rio de Janeiro (RJ), nesta sexta-feira (4).
Presa em SC última foragida da Operação ‘Eu Gosto Assim’
O oitavo mandado de prisão desta operação foi cumprido contra um homem que já estava preso no presídio de Bangu.
Presos foram levados para a delegacia de Sapucaia
Divulgação/Polícia Civil
Investigações
A quadrilha atuava em Sapucaia desde 2021. A cidade foi escolhida pelos criminosos por estar localizada na divisa com o estado de Minas Gerais, em um local considerado estratégico. Segundo a Polícia Civil, o grupo é “ligado à maior facção de tráfico de drogas do estado do Rio”.
As investigações foram iniciadas em novembro de 2022, após um adolescente ter sido flagrado com drogas e afirmar fazer parte de um “complexo” grupo criminoso.
De acordo com a polícia, o menor disse ainda que a quadrilha era liderada por três homens que estão presos e, de dentro do presídio, ordenavam a ação dos criminosos através de celulares.
A polícia constatou que um dos chefes do grupo é um ex-funcionário terceirizado dos Correios, preso em 2017 por fazer parte de uma quadrilha responsável pelo roubo a diversas agências postais no estado.
No decorrer das investigações, foi constatado também que a quadrilha teria “registrado” em um “cartório do crime” a exclusividade da facção pela venda de drogas no local, além da permissão para matar integrantes de grupos rivais que tentassem comercializar entorpecentes.
Criança de 9 anos agredida a pauladas
O g1 teve acesso com exclusividade a alguns áudios de conversas dos criminosos no WhatsApp, após a Polícia Civil conseguir a quebra de sigilos de dados de telefones apreendidos.
Em um destes áudios, uma jovem, suspeita de fazer parte da quadrilha e que foi presa em Santa Catarina, diz que: “Loló a gente pode estar providenciando, mas maconha tem bastante, bastante”.
Além de ostentar o estoque de drogas, os criminosos faziam uso de armas de fogo para ameaçar de morte quem tentasse denunciá-los.
Em uma dessas represálias, um dos envolvidos teria tentado matar uma criança de 9 anos com pauladas na cabeça por achar que a mãe dela estava filmando a ação da quadrilha.
Clique aqui e siga o g1 no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Operação cumpre oito mandados de prisão contra suspeitos de integrar quadrilha ligada ao tráfico de drogas em Sapucaia
Adicionar aos favoritos o Link permanente.