
Brilho da tela, múltiplas conexões e vídeos em alta definição são alguns dos fatores que contribuem para o consumo acelerado da bateria; entenda. Brilho da tela é um dos fatores que mais contribui para o consumo acelerado da bateria.
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Seu celular é daqueles que não consegue chegar “vivo” até o final do dia?
Brilho da tela, múltiplas conexões e vídeos em alta definição são alguns dos fatores que contribuem para o consumo acelerado da bateria.
É o que explica Gabrielle Silva, membro do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) e Technology Partnerships Specialist na TIM Brasil.
Abaixo, ela detalha ponto a ponto sobre o que pode fazer o celular descarregar mais rápido e dicas para evitar isso.
1. Brilho da tela
O brilho da tela é um dos principais fatores que contribuem para o consumo acelerado da bateria.
“Como o display é o componente mais exigente em termos de energia, deixá-lo constantemente no nível máximo, especialmente em ambientes muito iluminados, pode drenar a carga com rapidez”, diz Gabrielle.
2. Aplicativos
Manter muitos aplicativos ativos em segundo plano — como redes sociais, e-mail, mapas e mensageiros — faz com que o smartphone siga processando e trocando dados constantemente, mesmo quando não estão sendo utilizados ativamente.
“Esses processos, somados a notificações push e sincronizações automáticas (como backup de fotos e arquivos), consomem bastante energia”, diz a especialista do IEEE.
3. Múltiplas conexões
Outro ponto relevante é o uso simultâneo de múltiplas conexões, como Wi-Fi, bluetooth e localização.
Mesmo que cada uma tenha seu propósito, ativá-las sem necessidade aumenta o número de componentes eletrônicos operando continuamente — e isso impacta diretamente na bateria.
4. Sinal Instável
Ambientes com sinal instável ou fraco podem exigir mais da bateria, pois o aparelho tende a aumentar a potência da antena para manter a conexão.
“Nessas situações, o consumo de energia sobe mesmo que o celular esteja em repouso”, diz Gabrielle.
5. Jogos e vídeos
Atividades como jogos pesados e vídeos em alta definição também são grandes consumidores de energia, pois exigem bastante da CPU e da GPU, além de aumentarem a temperatura do aparelho.
6. Tipos de conexão
“O tipo de conexão móvel também influencia. Tecnologias como o 5G oferecem navegação muito mais rápida e fluida, especialmente para streaming, download de arquivos e aplicações em nuvem”, explica a especialista do IEEE.
“Por serem mais potentes e entregarem maior performance, essas redes naturalmente consomem mais energia”.
“No entanto, o ganho de experiência para o usuário costuma compensar esse gasto adicional — especialmente quando se busca produtividade ou entretenimento com alta velocidade”, conclui Gabrielle.
Como usar o ChatGPT para gerar imagens digitais a partir de esboços feitos à mão
WhatsApp para de funcionar em iPhones antigos