

Candidato precisa de 89 votos para ser eleito no conclave a partir desta quarta-feira (7) – Foto: Reprodução/Vatican News/ND
Os cardeais já estão reunidos para a eleição do papa que sucederá Francisco. A primeira fumaça, que indica o resultado da votação do conclave, sairá da chaminé da Capela Sistina nesta quarta-feira (7).
O conclave, termo vindo do latim e que significa “fechado à chave”, ocorre de maneira secreta e rigorosa. Um cardeal deve receber pelo menos dois terços dos votos totais, o que corresponde a 89 dos 133 votos deste conclave, para ser eleito.

Votos são queimados em uma fornalha e a cor da fumaça definirá o resultado da votação na transmissão do conclave – Foto: Divulgação/@VaticanNews/VaticanNews/X/ND
Veja a transmissão do conclave no Vaticano
- O Vatican News, agência de notícias do Vaticano, transmite ao vivo a cobertura com comentários de padres brasileiros.
A fumaça preta indica que ainda não houve definição de quem será o novo Santo Padre. Se a fumaça for branca, é o indicativo de que há um novo papa. Após isso, um cardeal lerá um texto que se inicia com a expressão “Habemus Papam”, que significa “temos um papa”, e o eleito dará a sua primeira bênção.
Como funciona a votação do conclave
- O primeiro escrutinador abre o voto, anota num papel o nome do escolhido e passa o voto para o segundo escrutinador, que repete o gesto e entrega a cédula ao terceiro. Este lê em voz alta o nome.
- Encerrada esta etapa, o terceiro escrutinador fura e costura cada voto com agulha e linha. Os três somam os votos separadamente.
- Em seguida, os cardeais revisores conferem se o número de votos dados a cada candidato corresponde às anotações feitas pelos escrutinadores. Se necessário, a votação pode ser repetida até sete vezes por períodos de três dias.
- No caso de três dias sem resultados, suspendem-se os escrutínios durante o máximo de um dia. Nesta pausa, os cardeais eleitores podem orar e conversar entre si.
- Todos os votos – unidos pela linha usada pelo escrutinador – são queimados ao fim de cada votação.
- Junto com os papéis, são adicionados produtos químicos que mudam a cor da fumaça expelida pela chaminé da Capela Sistina.
- Enquanto não se atingem os votos necessários para eleger o novo papa, a fumaça é preta.
- Quando um cardeal é eleito, os votos são queimados, da mesma forma das votações anteriores, mas o produto químico adicionado deixa a fumaça branca – o que indica a quem está na praça de São Pedro que a escolha foi feita.