Mesmo que nós humanos tenhamos o costume de comer uvas como aperitivos, esse hábito não é uma experiência agradável para os cachorros. Para eles, a fruta é tóxica e pode ser fatal.
Cachorros não podem comer uva
Atualmente, não se sabe a razão exata do por que as uvas são tóxicas para os cachorros.
Segundo a rede nacional de hospitais veterinários dos Estados Unidos (VCA), ao longo dos anos, houveram especulações de que a toxicidade pode ser devido a uma micotoxina (uma substância tóxica produzida por um fungo ou mofo).
Outra possibilidade citada pelos especialistas é que a uva contenha salicilato (semelhante à aspirina), substância que diminui o fluxo sanguíneo dos rins.
Sintomas da intoxicação
Caso você não tenha visto seu cão comendo uva, mas desconfie que ele possa ter comido, existem alguns sintomas de intoxicação que você deve estar atento:
- Dor de estômago
- Vômito
- Perda de apetite
- Diarreia
- Lentidão
A ingestão dessa fruta pode também prejudicar os rins do cachorro. Alguns dos sinais de ele esteja passando por lesões nos rins são:
- Desconforto gastrointestinal contínuo
- Mal hálito
- Dor abdominal,
- Sede excessiva
- Estado letárgico progressivo
Quando notar que o seu pet apresenta algum dos sintomas de intoxicação, o recomendado é procurar um veterinário com urgência.
Tratamento
Felizmente, em casos em que a intoxicação ainda é recente, os veterinários podem tratar o animal.
O objetivo do tratamento é bloquear a absorção de toxinas após a ingestão e prevenir ou minimizar danos aos rins. Isso pode incluir esvaziar o estômago e administrar carvão ativado de grau médico.
Frutas como a uva podem permanecer no estômago por mais tempo, então é recomendado esvaziar o estômago mesmo que várias horas após a ingestão.
Pós tratamento e recuperação
Após a descontaminação, um tratamento adicional pode ser recomendado para a recuperação do cachorro.
Entre algum dos tratamentos estão a terapia de fluidos intravenosos e medicamentos para náusea, para tratar o desconforto gastrointestinal e prevenir lesões renais.