Terapia inédita e ‘feita à mão’ faz câncer sumir em mais da metade de pacientes que a receberam

Terapia inédita pode fazer câncer sumir

Terapia inédita pode fazer câncer sumir – Foto: Reprodução/ND

Um tratamento desenvolvido em Barcelona está mudando o rumo da luta contra o câncer do sangue. Chamadas de terapias CAR-T, essas imunoterapias personalizadas têm alcançado remissão da doença em mais da metade dos 502 pacientes tratados, algo que há apenas dez anos parecia impossível.

Com uma reprogramação celular, células do sistema imunológico são modificadas para reconhecer e atacar células cancerígenas, oferecendo uma nova esperança no tratamento do câncer.

A pesquisa, iniciada em 2017 pelo Hospital Clínic de Barcelona em parceria com o IDIBAPS, se tornou referência internacional.

Só no último ano, mais de cem pacientes foram tratados com CAR-T em um programa que expandiu em dez vezes o seu alcance inicial.

Como funciona o tratamento que pode fazer o câncer sumir?

Criadas a partir das próprias células do sistema imunológico do paciente, essas terapias funcionam como uma reprogramação celular: os linfócitos T são retirados do sangue, modificados em laboratório para reconhecer proteínas específicas das células tumorais, multiplicados e depois reinseridos no corpo.

Uma vez lá, passam a agir como soldados altamente treinados, com capacidade inédita de localizar e destruir as células cancerígenas.

terapias CAR-T

Como funciona as terapias CAR-T, que fazem o câncer sumir – Foto: Reprodução/Centro de Terapia Celular/ND

Os resultados impressionam: remissão completa em 90% dos casos de leucemia linfoblástica aguda, 60% nos de mieloma múltiplo e 50% nos de linfoma não-Hodgkin.

Muitos desses pacientes já não respondiam à quimioterapia nem a outras terapias convencionais.

Iniciativa está expandindo

O apoio da Fundação “la Caixa”, o suporte do Instituto de Saúde Carlos III e o trabalho de centenas de profissionais tornaram possível a construção de uma rede com 13 hospitais na Espanha.

O objetivo agora é descentralizar o tratamento e levá-lo a mais pessoas, diminuindo o tempo de espera e ampliando o acesso.

Glóbulos vermelhos

Terapia fez câncer sumir do sangue de pacientes – Foto: Reprodução/ND

Além dos casos já atendidos, o Clínic também lidera estudos clínicos que buscam expandir o uso da tecnologia para outros tipos de cânceres.

Entre os projetos em andamento estão o ARI-0003 (para linfoma), o CAR-T HER2 (voltado para o câncer de mama) e o ARI-007 (para leucemia linfoblástica T aguda).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.