

Zayan é morador de São Miguel do Oeste e foi aprovado na Mensa Brasil com um QI de 140 pontos; ele faz parte dos superinteligentes do país – Foto: Arquivo Pessoal/ND
Zayan Frizon Marques, de apenas 5 anos, faz parte do seleto grupo dos 5 mil brasileiros superinteligentes. O pequeno, de São Miguel do Oeste, no Extremo-Oeste de Santa Catarina, foi aprovado na Associação Mensa Brasil com um QI (Quociente de inteligência) médio de 140 pontos.
A notícia foi comemorada pelos pais, Darmiseu Marques e Simone Frizon, que sempre perceberam em Zayan um desenvolvimento acelerado. Segundo a mãe, o pequeno começou a ler e fazer cálculos complexos aos 3 anos.
“Sempre observamos ele e percebemos que tinha um desenvolvimento cognitivo muito acelerado, o que é característico de pessoas com altas habilidades”, explica Simone.
Zayan tem uma memória impressionante, um raciocínio lógico extremamente rápido e traços muito avançados para a idade, até mesmo em coordenação motora.
Após observar essas habilidades, a família buscou um especialista para avaliar o menino e confirmou o que já suspeitavam: Zayan é superdotado. “Aguardamos bastante tempo, pois ele era muito novo e ficamos com medo de expor ele, mas temos o laudo desde que ele tinha 3 anos”, relata a mãe.
A decisão de procurar a Mensa surgiu para aproximar Zayan de outras crianças com altas habilidades e interesses parecidos.

Um dos interesses de Zayan, que faz parte do grupo de superinteligentes do Brasil, é a leitura. Imagem ilustrativa. – Foto: Canva/ND
O pequeno passou por uma avaliação criteriosa com seis psicólogos e, após os testes, foi aprovado na associação.
Agora, ele pode participar das atividades promovidas pelo grupo e ainda tem acesso a bolsas e cursos específicos. Os pais também recebem orientações sobre como estimular o desenvolvimento dele da melhor forma possível.
Criança apaixonada por aprender
Zayan é uma criança curiosa e apaixonada por aprender. Ele se interessa por tudo: desde matemática até leitura. “Em cada fase ele se deslumbra por algo novo”, compartilha Simone.
Estudando no primeiro ano de uma escola pública de São Miguel do Oeste, Zayan vive uma rotina cheia de descobertas. Ele começou a frequentar a instituição no ano passado e, neste ano, passou por um processo de aceleração escolar.
“No ano passado optamos por colocá-lo em uma escola pública e fomos muito bem acolhidos. Zayan está adorando e super feliz”, conta a mãe.
A diretora da escola, Marciana Miotto, explica que ele iria para o pré-cinco neste ano, mas, com o laudo de altas habilidades, passou por testes e foi aprovado para o primeiro ano.
Zayan é descrito como um menino meigo, carismático e extremamente inteligente. “Ele tira de letra tudo o que é repassado em sala”, afirma a diretora.
É o primeiro aluno com altas habilidades na escola, e a equipe pedagógica busca formas de apoiar o desenvolvimento. Em casa, ele também estuda com os pais, com atividades lúdicas e brincadeiras. A rotina do pequeno ainda inclui exercícios físicos, idas à biblioteca e aulas de inglês.
Superinteligentes: Intensos e perfeccionistas
A mãe ressalta que crianças superdotadas costumam ser intensas e perfeccionistas. Por isso, é importante orientá-las para que não se cobrem tanto. “Eles não nascem sabendo, mas têm uma capacidade de aprender muito rápido”, diz Simone.
Como toda criança curiosa, Zayan faz muitas perguntas — mas, no caso dele, os questionamentos são profundos e complexos. “Ele quer saber, por exemplo, o que é a paz, o que é a alma.”
QI de Zayan é de 140
O QI de Zayan é de 140 na média, mas em algumas áreas ele atingiu 155 e em outras, 123 — o que demonstra uma inteligência muito acima da média.
Os pais incentivam outras famílias a prestarem atenção aos sinais dos filhos e buscarem apoio, para que as crianças superdotadas não se sintam desmotivadas ou excluídas nas escolas.
“Por isso falo da importância de olhar com carinho para os nossos filhos, para que eles se sintam inseridos, pois isso já muda toda a história”, destaca Simone.
No momento, não há planos de mudança para uma cidade maior. A prioridade é garantir que Zayan cresça em um ambiente tranquilo, com liberdade para brincar.
“Só queremos que ele seja feliz, acolhido e estimulado. Depois, ele vai decidir o que quer ser”, finaliza a mãe.
Simone também se coloca à disposição para conversar com outras mães de crianças superdotadas e superinteligentes.

A família de Zayan identificou as altas habilidades do pequeno desde muito cedo e buscou ajuda; Zayan faz parte dos superinteligentes do país – Foto: Arquivo Pessoal/ND
A Mensa e os superinteligentes do país
A Associação Mensa Brasil, fundada em 2002, é a representante oficial da Mensa Internacional no país. Voltada para pessoas com alto QI, acima de 98% da população, a entidade apoia pesquisas sobre o tema e oferece um ambiente intelectual e socialmente estimulante para os membros.
No Brasil, 5 mil superinteligentes fazem parte da associação, sendo 1,9 mil crianças e adolescentes e 3,1 mil adultos mapeados.
Estudos mostram que os superinteligentes são 5% da população brasileira, ou seja: 10,7 milhões de pessoas.
“Conhecer os superdotados brasileiros ainda é um desafio enorme. Com os números do Censo Escolar, vemos que há uma grande lacuna no interior do país, com mais de 2,8 mil municípios sem identificação de superdotados em idade escolar”, aponta Carlos Eduardo Fonseca, presidente da Mensa Brasil.
“O trabalho de organizações como a nossa ajuda a identificar os superdotados no País, na tentativa de evidenciar nosso público e contribuir na construção de políticas públicas”, acrescenta o presidente.

Zayan faz parte da associação Mensa com um QI médio de 140 pontos; SC conta com 210 membros da associação de superinteligentes – Foto: Divulgação/Mensa/ND
Ranking global dos superinteligentes identificados pela Mensa Internacional (2025)
- 1. Estados Unidos – 43 mil
- 2. Ilhas Britânicas – 17 mil
- 3. Alemanha – 16 mil
- 4. Suécia – 7,2 mil
- 5. República Tcheca – 6 mil
- 6. Brasil e Japão – 5 mil
- 7. Hungria – 4,7 mil
- 8. Países Baixos – 4,3 mil
- 9. França – 4 mil
Segundo a Mensa Brasil, Santa Catarina conta com 210 pessoas superdotadas que fazem parte da associação. O levantamento aponta que as principais áreas de atuação desses membros são: estudantes, engenheiros, empresários, analistas de sistemas e advogados.
Superinteligentes no Brasil
O Censo Escolar 2020 apontou que há 24.424 estudantes com perfil de altas habilidades/superdotação matriculados na educação especial. Já a OMS (Organização Mundial da Saúde, aponta que apenas 5% da população têm algum tipo de alta habilidade ou superdotação.
Em nota, o MEC (Ministério da Educação) pontua que o principal desafio é identificar precocemente esses estudantes e oferecer atendimento adequado, com serviços e recursos especializados.

O teste de QI ajuda a avaliar e a comparar a habilidade de diferentes pessoas e mapear os superinteligentes – Foto: Pixabay/Pexels/Divulgação/ND
Conforme a Agência Brasil, o teste de QI é uma escala que ajuda a avaliar e comparar a habilidade de diferentes pessoas em algumas áreas do pensamento, como matemática básica, raciocínio ou lógica. Crianças acima de 140 QI são superdotados e crianças acima de 180 QI são consideradas gênio.