

Estudo viário pode alterar o trânsito do Morro dos Cavalos – Foto: Jonatã Rocha /SECOM/ND
O governador Jorginho Mello autorizou o aprofundamento dos estudos para a criação de um contorno viário no Morro dos Cavalos, na BR-101 em Palhoça, trecho conhecido por acidentes e congestionamentos.
A proposta visa apresentar ao governo federal uma solução mais barata que um túnel e utilizar R$ 370 milhões aplicados anteriormente em obras federais.
A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) foi autorizada a avançar nos estudos de viabilidade para a construção de um novo contorno viário no Morro dos Cavalos, em um dos trechos mais problemáticos da BR-101 em Palhoça.
Se os estudos indicarem viabilidade, o projeto será apresentado ao governo federal como alternativa mais econômica e rápida do que a construção de um túnel.
Explosão de caminhão-tanque reforça urgência da obra
No último domingo (6), um caminhão-tanque tombou e explodiu no Morro dos Cavalos, causando um acidente que envolveu cerca de 30 veículos. O episódio escancarou, mais uma vez, a vulnerabilidade do trecho, que mistura tráfego urbano e rodoviário intenso.

Caminhão-tanque explodiu ao tombar em uma curva no Morro dos Cavalos – Foto: Reprodução/Arteris/ND
Essa não é a primeira vez que a região enfrenta tragédias ou interrupções prolongadas. Há menos de um ano, o local ficou 60 horas bloqueado devido a deslizamentos de terra.
“A solução dos Morros dos Cavalos é uma discussão antiga, mas está na hora da gente propor uma solução concreta. […] Inclusive um contorno, que seria mais barato que um túnel. […] Tendo um projeto viável na mão, vou sentar com o governo federal e propor uma parceria”, afirmou o governador.
Recursos podem vir de obras anteriores
Caso o projeto avance, o governo estadual pretende reaproveitar os R$ 370 milhões investidos em obras federais por gestões anteriores.
Esse valor está sendo cobrado de volta pela atual gestão e poderá servir como contrapartida para acelerar a execução do contorno viário no Morro dos Cavalos.
Além de reduzir custos, a construção de um contorno viário no Morro dos Cavalos pode destravar um dos principais corredores logísticos do Mercosul.