
A Osterbaum mais bonita da Rota do Enxaimel em Pomerode foi escolhida. A votação popular pelo ND Mais começou na quarta-feira (9) e terminou na sexta-feira (11). Ao todo, foram 88 árvores de Páscoa inscritas. O número representou um recorde, superando em 15 árvores o registrado em 2024.

Regiane dos Santos Gall – Foto: Divulgação/Rota do Enxaimel/ND
A árvore de Páscoa que mais agradou os internautas foi feita pela Regiane dos Santos Gall. A moradora do bairro Testo Alto, em Pomerode, caprichou na quantidade de cascas de ovos naturais da Osterbaum, totalizando 1863.
A árvore de Páscoa vencedora será premiada com kits de produtos e serviços oferecidos na Rota do Enxaimel. Um sorteio vai premiar dois participantes dos 70 inscritos.
O concurso da árvore de Páscoa em Pomerode
O Concurso Osterbaum Rota do Enxaimel é organizado pela Associação Rota do Enxaimel e valoriza a criatividade, harmonia e quem preserva a tradição de usar casquinhas naturais em galhos secos de árvores.
Neste ano, além da mais votada pelo ND Mais, serão premiados o primeiro e segundo lugar da mais bela árvore, o primeiro e o segundo lugar da maior árvore, uma exclusiva para os associados da entidade, que reúne mais de 30 empresas e instituições.
A comissão julgadora foi composta por três pessoas indicadas pela Associação Rota do Enxaimel, excluindo seus membros, visando à imparcialidade na avaliação.
Ranice Dulce Trapp, coordenadora do Ensino Bilíngue da Secretaria de Educação e Formação Empreendedora; Maurício Nienow, consultor da Associação Comercial de Pomerode; e Elton Hoffmann, tesoureiro da Rota Raízes Germânicas participaram da avaliação das árvores de Páscoa.
Qual o significado da Osterbaum?
A tradição da árvore de Páscoa começou com os imigrantes alemães. Segundo a cultura germânica, a origem da Osterbaum é pagã. A árvore foi criada para comemorar o fim do inverno, decorando os galhos secos com ovos coloridos para receber a estação da primavera no hemisfério norte.
Aos poucos, no século XX, a tradição ganhou significados cristãos. Os galhos simbolizam a morte e sofrimento de Jesus e os ovos coloridos, remetem à alegria da ressurreição de Cristo. Já as cascas vazias representam que Cristo está vivo novamente, a renovação da vida.

Árvore de Páscoa na festa em Pomerode, no Vale do Itajaí – Foto: @dzfotografiaDaniel Zimmermann/ND
Para os que montam a árvore da Páscoa em casa, tradicionalmente, ela começa a ser montada na quinta ou sexta-feira santa e desmontada no segundo domingo após a Páscoa.
Osterfest em Pomerode
Ela está de volta! A Osterfest em Pomerode, maior festa de Páscoa do Brasil, vai até o dia 20 de abril no Centro Cultural da cidade. O evento ficou famoso pelo maior ovo decorado do mundo e a osterbaum, a árvore de Páscoa.
A festa transforma a pequena cidade e oferece pintura de casquinhas, concursos típicos, parque para as crianças, os mascotes Fritz e Frida Hase, passeio de pônei e oficinas de artesanato e bolachas.
Em 2025, novas brincadeiras e um espetáculo inédito foram anunciados para a Osterfest em Pomerode. O musical “Vida” vai abordar os significados da Páscoa, combinando jogos, brincadeiras e atividades recreativas.
A peça conta a história de Coelhândia, cidade mágica habitada por coelhos onde o ovo sagrado é o símbolo máximo da Páscoa, representando união, esperança e prosperidade.
Todos os anos, os coelhos se reúnem para celebrar e proteger esse tesouro único. Porém, na véspera da Páscoa, algo inimaginável acontece: o Ovo Sagrado desaparece misteriosamente.
Durante a aventura em busca do símbolo perdido, os coelhos acabam descobrindo os verdadeiros significados da Páscoa. O espetáculo é direcionada às famílias, livre para todos os públicos.