
Por meio de atividades práticas, os alunos aprenderam a criar matérias orgânicas que enriquecem o solo. Acessível e com baixo custo, técnica se tornou uma alternativa sustentável. Por meio de atividades práticas, os alunos aprenderam a criar matérias orgânicas que enriquecem o solo
Reprodução/TV TEM
Os estudantes de um curso técnico em meio ambiente de uma Escola Técnica Estadual (Etec) de Piedade (SP) estão aprendendo na prática o processo de plantação e como fazer ajustes do solo que trazem inúmeros benefícios para a agricultura.
Na Etec, os alunos demonstram grande satisfação com a forma de aprendizagem. É o caso do Gabriel Imatomi, que até mesmo explica o processo utilizado para melhorar o solo.
“Quando a gente consegue trazer matéria orgânica da trilha que fica perto da Etec, já começamos a deixá-la em processo de decomposição. Essa matéria orgânica é composta por resíduos vegetais e animais. Os resíduos vegetais incluem folhas e troncos, enquanto os resíduos animais envolvem insetos e até mesmo fezes de alguns deles. Esse conjunto de componentes contribui para a decomposição do solo”, diz.
Ainda de acordo com o aluno, os fungos também desempenham um papel essencial nesse processo, pois são os principais responsáveis pela decomposição do solo. Conforme a matéria orgânica vai se decompondo, ela libera diversos nutrientes na terra, como o potássio e, principalmente, o carbono.
Durante as aulas práticas, os alunos até mesmo tiveram a oportunidade de plantar alface e berinjela e, em breve, devem aplicar o composto extraído por meio da técnica apresentada. Acessível e com baixo custo, a técnica da matéria orgânica se tornou uma alternativa sustentável aos adubos e agrotóxicos.
É por isso que, além de oferecer uma gama de aprendizados para os alunos, as atividades práticas também conscientizam os estudantes.
Veja a reportagem exibida no programa em 13/04/2025:
Escola agrícola prepara filhos de produtores rurais em Piedade (SP)
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo