Frente fria avança pelo Brasil na próxima semana

Frente fria avança pelo Brasil na próxima semana

Frente fria avança pelo Brasil na próxima semana – Foto: Divulgação/Freepik/ND

Uma nova frente fria deve avançar sobre o Brasil no início da próxima semana, trazendo chuvas intensas e queda significativa nas temperaturas em diversas regiões.

O sistema se forma entre o fim da noite deste sábado (12) e a madrugada de domingo (13), próximo à costa do Sul do Uruguai, e rapidamente se desloca em direção ao Oceano Atlântico.

Frente fria avança pelo Brasil na próxima semana

Apesar de se afastar do continente, a frente fria vai organizar um corredor de umidade que deve provocar acumulados expressivos de chuva, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, já a partir desta segunda-feira (14).

Além do risco de temporais, o sistema será acompanhado por uma massa de ar frio que deve derrubar os termômetros, principalmente na Região Sul, onde algumas cidades podem registrar quedas superiores a 5°C.

Temperaturas despencam no Centro-Sul do país

Com a passagem da frente fria, as temperaturas devem cair de forma acentuada em boa parte do Centro-Sul do Brasil. Na segunda-feira (14), cidades do Rio Grande do Sul podem registrar uma queda superior a 5°C nas mínimas.

Santa Catarina e o sul do Paraná também devem sentir o avanço do ar frio, com termômetros marcando valores mais baixos.

Entre terça (15) e quarta-feira (16), a massa de ar frio avança sobre São Paulo e Minas Gerais, reduzindo também as temperaturas máximas nessas regiões.

Previsão de temperaturas para segunda-feira (14):

  • Bagé (RS): mínima de 11°C, máxima de 20°C
  • Bom Jardim da Serra (SC): mínima de 13°C, máxima de 15°C
  • Curitiba (PR): mínima de 15°C, máxima de 21°C
  • Campos do Jordão (SP): mínima de 13°C, máxima de 17°C

A frente fria será responsável por um início de semana instável, com alto risco de temporais no Centro-Oeste, Sudeste e parte da Região Sul. Após a passagem, a atuação da massa de ar frio vai manter as temperaturas amenas até pelo menos quarta-feira (16), marcando o meado de abril com clima mais típico de outono.

Santa Catarina e o sul do Paraná também devem sentir o avanço do ar frio e chuvas

Santa Catarina e o sul do Paraná também devem sentir o avanço do ar frio – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom/ND

Segunda-feira com tempo instável e risco de tempestades

A semana começa com muita nebulosidade sobre o Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste. Ainda na madrugada de segunda-feira, há previsão de chuva para o interior de São Paulo, sul de Minas Gerais, centro-norte de Mato Grosso e norte de Goiás. Nessas áreas, o risco de temporais com descargas elétricas é elevado.

No decorrer da manhã, as instabilidades perdem força, mas a chuva ainda persiste em algumas áreas de Minas Gerais e Mato Grosso. Já durante a tarde, a previsão volta a preocupar: as instabilidades devem se intensificar em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com destaque para o Vale do Paraíba (SP) e a Região Serrana do Rio, que concentram as maiores chances de chuva forte e transtornos.

Além disso, pancadas isoladas também são esperadas no interior de Goiás e em pontos do Mato Grosso, mas com menor intensidade.

Instabilidade se mantém na terça-feira

Na terça-feira (15), o cenário de instabilidade continua. Logo pela manhã, o norte de Minas e o centro de Mato Grosso ainda terão nuvens carregadas, resultado da umidade que permanecerá sobre essas áreas.

A partir da tarde, a chuva volta a se espalhar e atinge grande parte do Sudeste, Centro-Oeste e Sul. O risco de tempestades, acompanhadas de ventos fortes e descargas elétricas, é maior no oeste do Paraná, interior de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul de Goiás e Mato Grosso do Sul.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.