

Captura de imagem de uma “Lua Rosa” em um telescópio na Espanha. — Foto: Reprodução/Luis Felipe Alburquerque Briganti/ND
Neste sábado (12) o anoitecer terá a presença de um dos eventos mais encantadores do calendário lunar: a Lua Rosa. O fenômeno acontece durante a lua cheia e poderá ser visto a partir das 20h30 (horário de Brasília).
Esse fenômeno marca a primeira lua cheia da primavera no Hemisfério Norte, quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, fazendo com que o satélite natural brilhe intensamente durante toda a noite. Ela nascerá no leste durante o crepúsculo e se manterá visível até o amanhecer, se pondo a oeste.
O que é a “Lua Rosa”?

“Lua Rosa” fotografada em Picassent, na Espanha. — Foto: Reprodução/Rafael Minguet Delgado/ND
Esse fenômeno lunar pode até parecer rosado durante um período, dependendo da atmosfera terrestre, mas não é por isso que a lua cheia de abril é chamada de “Lua Rosa”.
A expressão “Lua Rosa” vem do florescimento da Phlox subulata (Rosa Musgo), uma flor silvestre de coloração rosada que floresce no início da primavera no leste da América do Norte. O nome foi popularizado pelos norte-americano e faz parte da tradição dos nomes das luas cheias atribuídos por culturas indígenas.
Esta lua cheia também é conhecida como “Lua Pascal” e é usada para determinar a data da Páscoa todos os anos.
Onde assistir ao vivo a “Lua Rosa” em 2025
A “Lua Rosa” poderá ser vista em todo território brasileiro caso as condições climáticas estejam favoráveis, ou seja, sem nuvens e chuva. Há também transmissões via YouTube que mostrarão o fenômeno por um telescópio.
Qual será o tamanho da “Lua Rosa” no céu?
Ao contrário de uma “superlua” que ocorre na fase cheia da Lua e quando o satélite está mais próximo da Terra, a “Lua Rosa” estará pequena no céu, ou seja, a percepção que teremos da Terra é de que ela é menor, uma “microlua”.
A próxima lua cheia será a “Lua das Flores” em 12 de maio de 2025.
*Informações retiradas do portal de divulgação científica Live Science.