Renan Filho vai receber deputados catarinenses para tratar de túnel no Morro dos Cavalos

Túnel no Morro dos Cavalos é tema de agenda em Brasília

Deputados da Bancada do Sul discutem túnel no Morro dos Cavalos – Foto: Vicente Schmitt/Agência AL/ND

O movimento da Bancada do Sul, na Assembleia Legislativa, ao propor uma agenda com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir construção de um túnel no Morro dos Cavalos, em Palhoça, foi indigesto para representantes de Santa Catarina em Brasília.

O assunto foi bastante discutido durante uma confraternização na capital federal, na noite desta quarta-feira (9). O protagonismo dos parlamentares estaduais, liderados pelo emedebista Thiago Zilli, garantiu ao colegiado a aprovação da moção em plenário. O documento será encaminhado à Presidência da República.

Rapidamente, o Fórum Parlamentar Catarinense decidiu viabilizar uma agenda com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), para buscar uma saída definitiva. O coordenador do grupo, deputado federal Pedro Uczai (PT), pretende realizar o encontro no início da próxima semana. Contudo, por ser uma semana mais curta devido ao feriado religioso, a reunião pode ser transferida para a seguinte.

A deputada Geovania de Sá (PSDB), que acompanha a situação do trecho desde 2015, afirmou que a reunião será estendida aos deputados do Sul catarinense.

Via alternativa ao túnel no Morro dos Cavalos

A articulação em Santa Catarina é acompanhada de perto pelo ministro dos Transportes, Renan Filho. Além de mensagens, ele tem recebido fotos e vídeos do trecho da BR-101. O deputado federal Luiz Fernando Vampiro (MDB) defendeu a construção de um anel viário com viadutos, que, segundo ele, seria uma alternativa mais rápida e barata.

Vampiro também criticou a proposta do túnel, que não teria sequer projeto, planilha de custos ou licenciamentos. O deputado estadual Sérgio Guimarães (União) recebeu a informação e cobrou do ministro essa possibilidade. Renan Filho ligou para o parlamentar e negou a existência de proposta de via alternativa ao túnel.

Imagens ilustrativa do túnel no Morro dos Cavalos, em Palhoça

Projeto previsto para construção do túnel no Morro dos Cavalos – Foto: Fiesc/Divulgação/ND

ANTT atrasa entrega de relatório

A otimização do contrato exige um relatório produzido pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O documento deveria ter sido finalizado em janeiro de 2025, mas foi adiado para 15 de abril. Agora, a nova previsão é que fique pronto apenas no final do mês.

O motivo é a recente mudança na gestão da ANTT, com a posse do novo diretor-geral, Guilherme Theo Rodrigues da Rocha Sampaio. Somente após a emissão do material o TCU (Tribunal de Contas da União) deve se manifestar sobre a inclusão de obras como o túnel no Morro dos Cavalos, com o objetivo de otimizar o contrato com a concessionária da BR-101.

Oposição e sensatez 

O senador Jorge Seif (PL) demonstrou sensibilidade com a situação do Morro dos Cavalos. Sobre o acidente registrado domingo (6), o senador elogiou a iniciativa dos deputados estaduais e afirmou que uniu forças com Esperidião Amin (PP) para cobrar uma solução. “A política é a arte da conversa, e precisamos de todo apoio e mobilização.”

Por outro lado, Amin, que tem feito forte oposição ao atual governo, não poupou críticas ao afirmar que quem deve apresentar uma solução para o problema é quem o provocou há cerca de dez anos. Ele chamou a atual situação da BR-101 de “gambiarra”, diante do perigo demonstrado mais uma vez com o acidente registrado no último fim de semana.

Projeto de túnel no Morro dos Cavalos. Imagem: Divulgação – Foto: projeto túnel no morro dos cavalos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.