
Uma cachorra se tornou o anjo da guarda de uma menina diabética ao farejar os níveis de glicose em seu sangue. A labradora Spy foi treinada para detectar as mudanças nos níveis de glicose da tutora, Raelynn.
O instinto apurado faz com que o animal perceba os sinais e pule sobre a menina, alertando a família a tempo de evitar uma crise grave. Após o alerta, o cachorra heroína é recompensada com petiscos e carinho.
“Ela é uma cadela de alerta médico treinada para Raelynn, que tem diabetes tipo 1. Ela é treinada para farejar altos e baixos níveis de açúcar no sangue e alerta 10-20 minutos antes”, escreveu a mãe da menina diabética.
Veja a cachorra de serviço de menina diabética
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
O que é diabetes?
O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas pela hiperglicemia – altos níveis de glicose no sangue -, resultante de defeitos na secreção de insulina, na ação da insulina ou em ambos.
“A insulina é o hormônio responsável por ajudar a glicose a entrar nas células para ser utilizada como energia. Quando o corpo não produz insulina o suficiente ou não a utiliza de forma eficaz, a glicose se acumula no sangue, levando ao diabetes”, explica a nutróloga Cibele Spinele, especialista na área.
Tipos de diabetes
Existem vários tipos de diabetes. São eles:
- Diabetes tipo 1
- Diabetes tipo 2
- Diabetes gestacional
- Diabetes infantil
- Pré-diabetes
Sintomas de Diabetes tipo 1
O diabetes tipo 1 ocorre quando o corpo não produz insulina. A condição é caracterizada como uma doença autoimune, mais comum em crianças e adolescentes, mas que pode aparecer em qualquer idade.
De acordo com nutróloga, os sintomas do diabetes geralmente aparecem de forma rápida e incluem: sede intensa e urina frequente, fome extrema, mesmo comendo regularmente, perda de peso inexplicável, fadiga excessiva e visão embaçada.
Em alguns casos, o primeiro sintoma pode ser uma condição grave chamada cetoacidose diabética. Essa complicação faz o corpo produzir ácidos sanguíneos (cetonas). Esse problema ocorre quando não há insulina suficiente no corpo. Ela também ser desencadeado por uma infecção ou outras doenças.