
🎓 Uma turma formada por 85 alunos se formou em 1979, em uma faculdade de direito em Itapetininga (SP). Neste sábado (5), 20 ex-alunos se encontraram para relembrar os tempos de graduação. Turma de Direito formada em 1979 se encontram neste sábado (5) após 45 anos
Arquivo pessoal/Clacir de Oliveira
Uma turma de ex-alunos do curso de direito que se formou em 1979, se encontraram neste sábado (5) em Itapetininga (SP), após 45 anos. Os 85 alunos passaram cinco anos juntos, cerca de 1.500 dias, compartilhando experiências na graduação feita em uma faculdade no município. O reencontro reúne 20 deles que formavam a turma iniciada em 1975.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Um ex-estudante foi quem organizou a reunião, Clacir de Oliveira, de 73 anos, de Porangaba (SP) se formou aos 32 anos e tinha essa vontade de reconectar-se com os amigos da graduação. Ao g1, Clacir compartilhou que sempre gostou de registrar os momentos, e queria reviver as memórias que foram criadas na época.
Clacir, de 73 anos, morador de Porangaba (SP) se formou em Direito aos 32 anos
Arquivo pessoal/Clacir de Oliveira
Segundo Clacir, 85 alunos cursavam direito em 1975, mas apenas 20 participaram do encontro com suas famílias. “Infezlimente alguns já faleceram. Mas, é uma alegria imensa a sensação de reencontrar as pessoas após 45 anos”.
Trajetória até a graduação
Uma carona, uma noite em hotel ou na casa de amigos: tudo isso fazia parte da trajetória de Clacir até a tão sonhada graduação em Direito. Ele relembra que o caminho foi difícil, já que morava longe da faculdade, em Itapetininga (SP), e precisava pegar ônibus para chegar até lá. Muitas vezes, acabava passando a noite na cidade, pois também tinha aula aos sábados.
O advogado relembrou que quando comprou um carro, parou de fazer viagens de ônibus e começou a dar carona para os colegas de curso. Os companheiros eram de cidades como Avaré, Itapeva, Itararé, Apiaí, Capão Bonito, Itaí, Cesário Lange, Porangaba e Tatuí.
Clacir registrou vários momentos durante a graduação em Direito em Itapetininga (SP)
Arquivo pessoal/Clacir de Oliveira
Tradição na região
A Fundação Karnig Bazarian (FKB) foi constituída em 1968. O curso de direito da FKB é um dos mais tradicionais da região. A primeira turma de Direito a se formar na FKB foi em 1972, com 330 formandos. Ao todo, já se formaram 7.047 alunos no curso de Direito.
Ao g1, a instituição disse que celebra com alegria o reencontro da Turma de Direito, após mais de quatro décadas de formação. “Esse momento especial reforça a importância dos vínculos criados ao longo da jornada acadêmica, que permanecem vivos ao longo da vida”.
O diretor, Rodrigo Furtado, disse que é motivo de grande orgulho ver ex-alunos reunidos para relembrar histórias, compartilhar conquistas e celebrar uma trajetória que teve início na instituição. “A todos que fizeram parte dessa jornada, o nosso reconhecimento e gratidão por manterem viva a essência da FKB. É por encontros como esse que seguimos acreditando no poder das conexões que transformam”.
*Colaborou sob supervisão de Carla Monteiro
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM