
Sistema também está disponível em mais de mil câmeras espalhadas pelo Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Sistema de inteligência artificial apoia monitoramento de estradas em SP
reprodução/TV Globo
A inteligência artificial está ajudando garantir a segurança de estradas em seis estados brasileiros.
O alerta disparado pela inteligência artificial chama a atenção das equipes de apoio, que enviam atendimento imediatamente. Tem motorista precisando de ajuda.
“O sistema fica monitorando e avaliando continuamente as imagens. Em caso de qualquer anormalidade ou situação de problema, esse sistema emite um alerta e o operador pode tomar uma providência imediatamente, acionando um recurso ou acionando alguém que pode ajudar o cliente no local do acidente”, explica Keller Rodrigues, gerente executivo de operações.
Tudo é monitorado da central em Jundiaí, no interior de São Paulo. Cinquenta e um funcionários ficam de olho em telões. Mas seria impossível dar conta de tudo. Afinal, são mais de 300 câmeras em 14 rodovias de São Paulo. Da central também se acompanha quem está viajando por outros cinco estados.
O sistema implantado recentemente está disponível em mais de mil câmeras espalhadas pelo Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
A inteligência artificial avisou que havia veículos parados no acostamento na BR-386, em Fontoura Xavier, no interior do Rio Grande do Sul. Outra tela alerta para congestionamento em outra cidade gaúcha, Marques de Sousa.
No ano passado, sem o auxílio da nova tecnologia, as concessionárias que administram as rodovias realizaram mais de 3 milhões de atendimentos, de carros parados até acidentes.
A inteligência artificial também pode utilizar informações fornecidas pelos motoristas e dados meteorológicos para sugerir ações preventivas.
“Nós temos protocolos de atendimento em determinados trechos que nos alertam em caso de chuva severa. Para que nós precisemos fazer um desvio de tráfego, um bloqueio de tráfego, monitoração diferenciada e esse sistema nos possibilita ter esse tempo para tomar todas as providências e garantir a segurança do motorista”, comenta Keller Rodrigues.