
Um filhote de gato que foi resgatado após ser abandonado em uma sacola plástica próxima a um manguezal em Joinville, no Norte catarinense, ganhou um novo lar. O caso ocorreu na noite de quinta-feira (3), na rua Praia Grande, bairro Comasa. Um homem foi flagrado ao descartar a sacola azul com os animais às margens do mangue.
Filhote de gato ganha lar em Joinville
Resgatado de cena cruel, filhote de gato é adotado e recebe amor em Joinville – Vídeo: Arquivo pessoal/Divulgação/ND
A gatinha, batizada de Cloe, foi acolhida por uma família moradora do bairro Vila Nova. Regiane Lunguinho, que vive com o marido, o filho de 7 anos e cinco cães, demonstrou alegria ao contar sobre a chegada do novo membro. “Tem sido muito bom estar com ela. Está sendo muito amada por todos nós”, disse.
“Acredito que seremos uma família muito boa para ela”, completou.
Segundo Regiane, a adoção aconteceu com a ajuda de uma protetora de animais que participou do resgate. Apesar do abandono, a filhote não apresentava sinais de maus-tratos. “Ela estava apenas bastante suja. Vamos providenciar a castração após os seis meses e aplicar as vacinas assim que possível”, afirmou.
Filhote de gato é resgatado e ganha lar em Joinville – Vídeo: Arquivo pessoal/Divulgação/ND
Resgatado de cena cruel, filhote de gato é adotado e recebe amor em Joinville – Vídeo: Arquivo pessoal/Divulgação/ND
VÍDEOS: Gatos são jogados em sacola próximo a mangue em Joinville
A cena de maus-tratos a animais gerou revolta em Joinville. Testemunhas relataram que o suspeito dirigia um Uno preto e fugiu rindo ao ser confrontado por uma mulher que presenciou o crime.
Moradores conseguiram resgatar um filhote e um gato adulto, que acabou fugindo por estar assustado. Ainda não se sabe quantos animais estavam na sacola.
Um dos gatos fugiu após ser resgatado – Vídeo: Arquivo pessoal/Divulgação/ND
Sacola onde os gatos foram jogados perto de mangue – Vídeo: Arquivo pessoal/Divulgação/ND
A comerciante Jessica Anselmo, que testemunhou parte da cena, ajudou no resgate. “Estávamos na lanchonete quando ouvimos uma gritaria. Achamos que era uma briga, mas vimos a mulher no C3 buzinando e xingando o motorista do Uno preto. Depois, ela parou o carro e pediu socorro, dizendo que ele havia jogado os gatos e que precisava trabalhar, mas estava sem bateria no celular”, contou.
Jessica e sua família conseguiram resgatar um dos gatos, mas os outros escaparam. “Pegamos um preto, mas ele era muito arisco. Pedimos ajuda nas casas para conseguir uma caixinha, mas, quando colocamos ele dentro, fugiu. Encontramos um filhote no mato mais tarde”, relatou.
Uma protetora de animais auxiliou na ação, e um dos gatos já foi adotado. “Já passamos o caso para a Polícia Civil. Precisamos combater esses crimes que já estão frequentes. Também estou pedindo a prefeitura, mais câmeras naquela área de desova”, destacou a vereadora Tânia Larson (União).
A Prefeitura de Joinville informou que o CBEA (Centro de Bem-Estar Animal) não recebeu notificações sobre o caso. O município destacou que realiza ações de microchipagem e castração para reduzir o abandono. Em 2023, foram registrados 12.743 microchipagens e 10.680 castrações.
Abandono de animais é crime e pode ser denunciado pelo Disque Denúncia 181, pelo site da Delegacia Virtual (delegaciavirtual.sc.gov.br) ou pelo WhatsApp da Polícia Civil (48) 98844-0011. A Ouvidoria da Prefeitura também recebe registros pelo site oficial, pelo aplicativo Joinville Fácil ou pelo telefone 156.
Cadela ferida dentro de saco é resgatada na mesma região
Na mesma região, uma cadela foi resgatada no último dia 25 ferida na ponte Raimundo Paulo da Silveira, no bairro Comasa. O CBEA informou que foi acionado por volta das 21h para atender a cadela, que estava bastante assustada, molhada e com suspeita de lesão na face.

Cachorra resgatada em ponte de Joinville se recupera, passeia em parque e ganha adotante – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND
O animal apresentava sinais compatíveis com traumatismo craniano e hematomas em ambos os olhos e lesão perfurante na região craniana, além de infestação por carrapatos. Após o resgate, o animal recebeu atendimento imediato e passou por exames, incluindo raio-x, ultrassonografia abdominal e análises laboratoriais, e passa bem.