
A Polícia Federal, em ação conjunta com o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), da PM de Pernambuco, apreendeu 11.650 pés de maconha em três plantios localizados na Zona Rural de Salgueiro (PE).
As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (4). Os agentes já conseguiram destruir no dia da apreensão cerca de 1/4 do total removido das plantações. Segundo a divulgação, a ação impediu a produção de quatro toneladas de maconha.
De acordo com a PF, as frequentes operações policiais de erradicação de maconha no sertão de Pernambuco têm reduzido a produção da droga na região, levando ao aumento da importação do entorpecente do Paraguai. Esse cenário é apontado, segundo a corporação, a partir do crescimento das apreensões realizadas pela Polícia Federal de cargas de maconha vindas do país vizinho.
As operações consecutivas também têm impactado o abastecimento dos pontos de venda de drogas em Pernambuco e em outros estados do Nordeste, diz a PF, dificultando o tráfico e contribuindo para a redução da violência.
Outro ponto positivo levantado é que a escassez do entorpecente supostamente ajuda a prevenir crimes como roubos, furtos, homicídios, latrocínios e disputas territoriais entre facções, informa a nota.
Confira resultados de apreensões divulgados pela Polícia Federal
Resultados de 2022:
- 1 milhão 604 mil pés de maconha foram erradicados;
- 320 toneladas de maconha deixaram de ser produzidas;
- 5 toneladas de maconha pronta para o consumo foram apreendidas;
- 320 plantios destruídos.
Resultados de 2023:
- 618 mil pés de maconha foram erradicados;
- 124 toneladas de maconha deixaram de ser produzidas;
- 168 plantios destruídos.
Resultados de 2024:
- 1 milhão e 372 mil pés de maconha foram erradicados;
- 475 toneladas de maconha deixaram de ser produzidas;
- 260 plantios destruídos.