
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) revelou que seis em cada dez MEIs (Microempreendedores Individuais) no Brasil têm a intenção de realizar investimentos em seus negócios em 2025.

Microempreendedores Individuais planejam investir mais nos seus negócios este ano – Foto: Sebrae/Divulgação ND
A pesquisa, divulgada na última quarta-feira (2) aponta que os MEIs estão otimistas com o futuro de suas empresas e, na maioria dos casos, estão direcionando os investimentos para a compra de máquinas, equipamentos e melhorias nas instalações físicas.
MEIs planejam investir nos negócios este ano
No setor industrial, cerca de 60% dos MEIs planejam investir em máquinas e equipamentos, bem como na infraestrutura de suas instalações físicas.
Já no segmento de serviços, quase 50% dos empreendedores têm como objetivo investir em equipamentos e na melhoria das instalações, enquanto 46% desejam destinar recursos ao marketing e à divulgação de seus negócios.

Pesquisa aponta que principal nicho de investimento são em máquinas e instalações futuras- Foto: Canva/ND
No comércio, além de quase 40% dos MEIs planejarem adquirir novas máquinas e equipamentos, 38% pretendem investir no aumento do capital de giro. Esse aumento de capital é um reflexo da necessidade de fortalecer a estrutura financeira para enfrentar desafios de fluxo de caixa e expansão das atividades.
Regiões com prioridades diferentes
A pesquisa também revela um panorama regional das intenções de investimento. As regiões Norte e Centro-Oeste apresentam as maiores taxas de intenção de investimento, com 67,6% dos MEIs desses locais planejando aplicar recursos em seus negócios.
No Nordeste, a intenção de investir também é alta, com 67% dos empreendedores da região planejando novos investimentos. Destaca-se ainda a propensão de 39,5% dos microempresários em aumentar o capital de giro, o que pode estar ligado à necessidade de fortalecer a parte financeira de seus empreendimentos.
No Sudeste, o marketing e a divulgação se destacam como prioridades para 44,7% dos MEIs, refletindo uma busca por mais visibilidade e captação de clientes.

Regiões Sul e Sudeste priorizam investimentos na área de marketing. – Foto: Divulgação
No Sul, 38,5% dos empreendedores também priorizam investimentos nessa área, enquanto em outras regiões, como o Centro-Oeste, o foco principal segue sendo em máquinas, equipamentos e instalações físicas.
Como o Sebrae avalia esses investimentos?
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os dados reforçam a confiança dos microempreendedores no futuro da economia brasileira e nas políticas de apoio ao empreendedorismo.
“Retomamos o crescimento e reduzimos o desemprego. A transferência de renda já impulsiona a economia do país. Um empreendedor que tem confiança na economia e no sucesso do próprio negócio vê o investimento como um caminho seguro para ampliar a produção, gerar mais emprego e renda”, afirma Lima.