Visando implantação em Florianópolis, comitiva vai a Curitiba conhecer sistema pioneiro de BRT

Uma comitiva com 20 integrantes do Floripa Sustentável, secretários e técnicos da Prefeitura de Florianópolis e representantes das empresas de transporte coletivo da Capital fez uma imersão no sistema BRT (Bus Rapid Transit) de Curitiba, implantado há 50 anos e que já serviu de referência para 200 cidades ao redor do planeta. O grupo foi recebido pelo prefeito da capital paranaense, Eduardo Pimentel.

Comitiva com 20 integrantes fazem imersão no sistema BRT de Curitiba

Comitiva com 20 integrantes fazem imersão no sistema BRT de Curitiba – Foto: Divulgação/ND

Sistema BRT será implantado em Florianópolis

A visita acontece ao mesmo tempo em que o prefeito de Florianópolis, Topazio Neto (PSD), anuncia o início da implantação do BRT, com aporte de R$ 159 milhões do Ministério das Cidades. Integrante da missão a Curitiba, o secretário de Infraestrutura Rafael Hahne confirmou que as primeiras linhas ligarão o Titri (Terminal de Integração da Trindade), com o Tisac (Saco dos Limões) e o Ticen (Centro).

A viagem a Curitiba foi organizada pelo coordenador de Mobilidade Urbana do Floripa Sustentável, Cássio Taniguchi, que recebeu diversas homenagens do prefeito Eduardo Pimentel e de sua equipe. Taniguchi, que foi duas vezes prefeito de Curitiba, foi um dos responsáveis pela implantação do BRT, ainda quando era conhecido como Ônibus Expresso.

Depois de percorrer a linha Leste-Oeste do BRT curitibano, Taniguchi afirmou que “qualquer cidade com mais de 500 mil habitantes pode implantar esse sistema”. “Com a troca de informações que tivemos, tenho certeza de que os integrantes da comitiva saem convencidos de que é possível implantar um bom sistema de transporte que seja competitivo com relação ao automóvel”, disse.

Para Hahne, o objetivo é exatamente melhorar a velocidade e a qualidade do transporte coletivo. “Toda troca de informações é importante, e trouxemos uma equipe grande da prefeitura para acompanhar tanto o planejamento das rotas de linhas de ônibus como também a parte operacional e subsídios mensais às empresas. O BRT tem dois grandes eixos: melhorar a infraestrutura urbana e otimizar a operação do sistema”, afirmou.

Sistema BRT quer tornar o transporte público em Florianópolis mais rápido e sustentável

Sistema BRT quer tornar o transporte público em Florianópolis mais rápido e sustentável – Foto: Divulgação/ND

A secretária de Desenvolvimento Urbano, Ivanna Tomasi, e o secretário de Mobilidade, Araújo Gomes, também participaram da imersão e buscaram informações para os seus setores de atuação com relação ao transporte coletivo.

O coordenador geral do Floripa Sustentável, Roberto Costa, que lidera a comitiva, afirmou que o que mais chama a atenção é a canaleta exclusiva. “O ônibus segue sem interrupções por todo o trajeto, e então leva menos tempo que o carro. Este sistema funciona bem há 50 anos e, portanto, temos que aprender e saber adaptar, porque geograficamente Florianópolis é muito diferente de Curitiba” disse.

Sistema BRT é pioneiro no mundo

O ônibus expresso de Curitiba foi implantado em 1974, no âmbito do Sistema de Transporte de Ônibus Expresso, idealizado pelo então prefeito Jaime Lerner. O sistema foi pioneiro e inspirou outras cidades do Brasil e do mundo.

Projeto de BRT em Curitiba foi pioneiro no mundo

Projeto de BRT em Curitiba foi pioneiro no mundo – Foto: Divulgação/ProjetoColabora/ND

Desde a implantação, os ônibus circulavam em vias exclusivas, chamadas de canaletas. Os veículos eram mais baixos que os convencionais, facilitando o embarque e desembarque. As paradas eram a cada 400 metros.

Em 1980, foi criada a RIT (Rede Integrada de Transporte), que permitiu a integração tarifária. Os terminais permitiram a integração entre linhas, possibilitando a troca de ônibus sem pagar nova tarifa. E com a chegada do biarticulado, em 1992, o expresso voltou a crescer e consolidou Curitiba como uma das cidades com melhor sistema de transporte coletivo do planeta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.