
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou, nesta quinta-feira (3), uma resolução que proíbe a venda de suplementos alimentares à base de ora-pro-nóbis.

Anvisa proibiu a venda de suplementos alimentares com ora-pro-nóbis – Foto: Freepik/ND
Ora-pro-nóbis proibida por fins terapêuticos não comprovados
A Resolução 1.282/2025, publicada em Diário Oficial da União, tem a finalidade de impedir a venda de produtos irregulares que prometem ter fins terapêuticos não comprovados. A planta não está autorizada pela Anvisa como constituinte de suplementos alimentares.
A nova resolução também exige o recolhimento dos produtos comercializados devido ao grande número de “propagandas irregulares”. Esses produtos eram comercializados com a promessa de terem efeitos de ação anti-inflamatória, analgésica e antioxidante.

Consumo de ora-pro-nóbis in natura ainda é permitido – Foto: Reprodução/PictureThis
“Para que um ingrediente específico seja autorizado como suplemento alimentar é necessário que o constituinte em questão passe por avaliação de segurança e eficácia, que comprove de forma científica que o produto seja fonte de algum nutriente ou substância de relevância para o corpo humano. Esta avaliação de segurança e eficácia deve ser apresentada pelas empresas interessadas em comercializar o produto”, diz a Anvisa sobre a decisão de proibir a venda de suplementos à base de ora-pro-nóbis.
Além disso, a agência acrescenta que “suplementos alimentares não são medicamentos e, por isso, não podem alegar efeitos terapêuticos como tratamento, prevenção ou cura de doenças”.
Esse tipo de produto, conforme a Anvisa, é destinado a pessoas saudáveis. “Sua finalidade é fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento à alimentação”, complementa o órgão.
O consumo da planta in natura não foi proibido pela agência. A proibição da ora-pro-nóbis atinge somente a venda como suplemento alimentar.
O que é ora-pro-nóbis?
A ora-pro-nóbis, cientificamente conhecida como Pereskia aculeata, é uma planta repleta de benefícios para a saúde. Muitas vezes chamada de “carne dos pobres” devido à sua riqueza nutricional, a planta tem ganhado destaque por suas propriedades que vão muito além de simplesmente fornecer nutrientes.

Ora-pro-nóbis é uma das plantas comestíveis mais populares do Brasil – Foto: Arquivo/Flávio Tin/ND
Rica em niacina, uma vitamina com propriedades antioxidantes, essa planta age como um escudo protetor para as células do corpo, combatendo os danos causados pelos temidos radicais livres.