
Programa é usado para dar entrada na primeira habilitação, renovar, adicionar ou mudar a categoria da CNH, por exemplo. Instabilidades recorrentes no sistema e-CNH, do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), têm causado atrasos e prejuízos para alunos de autoescolas de Campinas (SP) há pelo menos um mês.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
O sistema é usado para dar entrada na primeira habilitação, renovar, adicionar ou mudar a categoria da CNH. Além disso, é pela internet que são feitas as avaliações teóricas dos candidatos, bem como a visualização de pontos na carteira.
Marcelo Gomes é diretor de uma autoescola e garante que a falhas têm sido constantes, fazendo com que provas sejam remarcadas. Segundo ele, a instabilidade sempre ocorre sem aviso prévio ou previsão de retorno, gerando atrasos e prejuízos.
“A gente teve problemas e instabilidades em todos os sistemas, em todos eles. Em alguns momentos a gente não conseguia acessar, ao longo do dia, em vários momentos na verdade, a gente não conseguia acessar os sistemas e não conseguia fazer cadastros em nenhum sistema, não conseguia lançar aulas práticas, não conseguia lançar aulas teóricas”, conta.
Sistema e-CNH, do Detran-SP, apresenta instabilidade
Reprodução/EPTV
Alunos prejudicados
Rafael de Carvalho já fez pelo menos 10 aulas teóricas, mas perdeu várias devido à falha no sistema do Detran-SP. O estudante se programou para fazer as aulas online, para não atrapalhar a faculdade, mas não conseguiu manter o planejamento.
“Eu vou ter algumas aulas à noite na faculdade, só que a minha aula da autoescola, que já era para ter acabado a teórica à noite, eu vou ter que fazer ao mesmo tempo que as aulas da faculdade, né? Porque elas estão batendo o horário”, relata.
Ana Clara dos Santos também enfrenta desafios para tirar a carteira de habilitação. No caso dela, o sistema não reconheceu o cronograma que ela já havia cumprido.
“No meu caso, a aula não foi aprovada, só que eu fiz as aulas e eu vou ter que repor isso. Então, vai adiar um pouco a data para eu fazer e terminar a minha carta. Eu, teoricamente, estou na metade da autoescola. Eu terminaria semana que vem, só que aí eu vou ter que repor e vou ter que fazer na outra semana também mais duas aulas para repor”, diz a aluna.
O que diz o Detran-SP?
Em nota, o Detran-SP informou que sempre que uma instabilidade acontece, o órgão comunica imediatamente as equipes técnicas e cobra o restabelecimento. Segundo o departamento, o sistema usado para aulas teóricas funciona normalmente nesta quinta-feira (3).
Além disso, destacou que os usuários que tiverem dificuldades podem fazer queixa no Serviço de Atendimento ao Cidadão do Detran. Já a orientação do Procon para quem teve prejuízo é registrar uma reclamação no órgão ou no próprio Detran-SP.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas