
A Starlink, empresa de Elon Musk que fornece serviço de internet via satélite, pretende aumentar em 7,5 mil o número de satélites em operação no Brasil. O pedido de expansão será analisado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) nesta quinta-feira (3).

Pedido da Starlink para expandir número de satélites será analisado pela Anatel nesta quinta-feira – Foto: Divulgação/ND
O requerimento foi feito em dezembro de 2023. A análise do caso estava prevista para fevereiro deste ano, mas ainda não ocorreu. Atualmente, a empresa americana conta com 4,4 mil satélites em operação no país. Isso equivale a 60% do mercado de internet por satélite, o que faz da empresa a líder no segmento.
Conforme a Anatel, serão analisados fatores como o uso eficiente dos recursos de espectro e órbita, a garantia da segurança dos dados e o seguimento de normas nacionais sobre a exploração de satélites.
O serviço de internet da Starlink
O projeto da Starlink, desenvolvido pela SpaceX, tem como objetivo democratizar o acesso à internet. Com o uso de satélites de baixa órbita, a cobertura poderá ser garantida, mesmo em áreas sem sinal de operadoras convencionais. A partir de julho de 2025, milhões de usuários poderão ter a internet gratuita no Brasil.

Internet gratuita da empresa de Elon Musk poderá ser acessada em áreas sem conexão convencional – Foto: Divulgação/Freepik/ND
A companhia usa satélites de “não geostacionários”, que se movem a uma altitude mais baixa em comparação com os equipamentos “geostacionários”. Com o satélite mais próximo da terra, o envio do sinal é mais rápido, o que faz com que a internet também seja mais veloz. O lançamento dos satélites é feito pela SpaceX.
Como ativar a conexão com a internet gratuita da Starlink
Para acessar e ativar o serviço de conexão “T-Mobile SpaceX”, é preciso conferir se o dispositivo está atualizado, e se é compatível com o programa. Entre os smarphones compatíveis com o serviço da Starlink, estão:
- iPhone 14 e posteriores;
- Google Pixel 9;
- Dispositivos Motorola a partir de 2024;
- Samsung Galaxy A14, A15, A16, A35, A53 e A54;
- Série Samsung Galaxy S21 e posteriores.
Caso o aparelho seja compatível com a conexão, é necessário ativar a internet móvel para redes emergenciais. A ativação é feita nas configurações do dispositivo, nas seções “Conexões” ou “Redes móveis”.
Quando habilitadas as funções de acesso emergencial, o smarphone irá conectar de forma automática à internet gratuita da Starlink.