
A perícia para identificar as causas do incêndio que destruiu o barracão da escola de samba Vale Samba começou na tarde de quarta-feira (3) e o laudo deverá ser concluído em até 30 dias. Atual campeã do Carnaval de Joaçaba, no Meio-Oeste de Santa Catarina, a escola agora aguarda os resultados da investigação para entender o que levou ao incidente.

Fogo começou na manhã desta quarta-feira (2) em Joaçaba – Foto: Divulgação/Internet/ND
O incêndio de grandes proporções começou na manhã de quarta-feira e foi extinto após oito horas ininterruptas de trabalho do Corpo de Bombeiros Militar. Ao todo, 12 combatentes atuaram no local, entre bombeiros militares e comunitários, pois as equipes de Joaçaba foram reforçadas com socorristas de Catanduvas e Água Doce.
Fogo destruiu o barracão da escola de samba
O Corpo de Bombeiros informou que a grande quantidade de material inflamável e tóxico no barracão dificultou o combate às chamas e acelerou a propagação do incêndio.
Segundo o primeiro-tenente Germanovix, apesar dos desafios e riscos envolvidos, os imóveis vizinhos, incluindo residências e empresas, foram totalmente preservados.
O tenente-coronel Ilton Schpil, comandante do 11º BBM de Joaçaba, destacou que incêndios dessa magnitude apresentam alto grau de dificuldade e riscos à integridade dos bombeiros.
Segundo ele, a grande concentração de materiais inflamáveis, como isopor, espumas e tecidos sintéticos, gera chamas intensas, com temperaturas de até mil graus e rápida propagação, além da liberação de gases altamente tóxicos, como monóxido de carbono, dióxido de enxofre e cianeto de hidrogênio.
A história se transformou em cinzas
Cristina da Silva, atual presidente da escola, cresceu nos barracões acompanhando sua mãe, que costurava fantasias para os desfiles. Emocionada, ela descreveu a imensidão da dor e a dificuldade de aceitar que anos de história se transformaram em cinzas.
No local estavam armazenados dois carros alegóricos, diversas fantasias e uma grande quantidade de matéria-prima. “Estávamos de férias, tiramos 30 dias para descansar após o desafio de colocar a escola na avenida. Iríamos retornar na próxima semana para iniciar os trabalhos. Tudo que a escola possuía estava no barracão, e agora foi destruído. Teremos que recomeçar”, lamentou.
O prefeito de Joaçaba, Vilson Sartori, também expressou pesar pelo incêndio e ressaltou a importância da união entre forças públicas e entidades privadas para a reconstrução do espaço. “O objetivo é que a escola volte forte em 2026 e que o Carnaval de Joaçaba siga crescendo”, afirmou.
Estrutura do barracão da escola de samba comprometida
Em nota, a escola de samba pediu ao público que não se dirija ao barracão, pois a estrutura está comprometida e representa um risco de novos acidentes. “Ainda estamos processando tudo o que aconteceu, mas de uma coisa temos certeza: o Azul e Branco vai se reerguer”, afirma a Vale Samba.
Densa nuvem de fumaça
O fogo no barracão da escola de samba começou por volta das 7h15 da manhã e a densa nuvem de fumaça chamou a atenção dos moradores, especialmente na Vila Pedrini, onde está localizado o pavilhão da agremiação.
Além do Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar também atuou na ocorrência, com o controle do trânsito e apoio aos socorristas. Ninguém ficou ferido por conta do incêndio.
Sobre a Vale Samba
A Vale Samba é a escola de samba com mais títulos no Carnaval de Joaçaba, acumulando 15 conquistas ao longo de sua história. Fundada em 1979 pela união de dois blocos carnavalescos, a agremiação tem como cores oficiais o azul e o branco, representando o município.