
De autoria do vereador Victor Nascimento (PL), a Câmara de Vereadores de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, aprovou nesta terça-feira (1), por 11 votos favoráveis e 1 contrário, a moção de nº 7/2025, que torna o presidente Lula (PT) “persona non grata”.
A moção de repúdio ao presidente da República, tornando-o persona non grata, traz, entre os motivos, a retirada da gestão e autoridade portuária municipal, o descaso com a sociedade itajaiense e o desrespeito ao Governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Melo (PL).

Câmara de Itajaí aprova moção de repúdio e torna Lula “persona non grata” – Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil/ND
Além disso, o documento repudia o “apoio a ditadores e grupos terroristas, política cambial, descontrole das contas públicas, alta de inflação e perda do poder de compra”, traz o documento.
O documento traz no início da justificativa que o Sr. Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, tem adotado uma conduta desrespeitosa para com o Município de Itajaí e o Estado de Santa Catarina.
“A retirada do porto da gestão municipal foi um ato de revanche política em face da vitória da Direita. O Porto de Itajaí foi o único no país com a gestão municipalizada, desde a década de 1990, trata-se de um convênio que rendeu diversos frutos para o Município, a gestão foi passada para a Autoridade Portuária de Santos (APS), ou seja, um concorrente direto aos interesses locais”, traz a moção.

Retirada do porto de Itajaí da gestão municipal pesou para tornar “Lula persona non grata” – Foto: Reprodução/ND
Retirada do porto da gestão municipal pesou para tornar Lula “persona non grata” de Itajaí
“Não obstante, a federalização também foi utilizada como manobra para o fornecimento de cargos para os seus aliados políticos, o Sr. Lula atropelou os interesses e as necessidades do município de Itajaí”, reitera.
Por fim, a moção reforça ainda que “Itajaí não compactua com aqueles que apoiam ditadores como o presidente da Venezuela, presidente de Cuba, presidente da Nicarágua, líderes da República Democrática do Congo, Etiópia e outros”.
“Itajaí também não compactua com quem apoia grupos terroristas como o Hamas. No mais, o Sr. Presidente cria animosidades com o Sr. Governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, denegrindo sua imagem por ser de direita e apoiador do Presidente Bolsonaro. O Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, infelizmente, em nada contribui para Itajaí e Santa Catarina”, finaliza.
O ND Mais entrou em contato com a assessora de João Paulo, novo superintendente do Porto de Itajaí e com a presidência da República, mas até às 11h20 desta quarta-feira (2) não obteve retorno. O espaço segue aberto.