Islândia registra erupção vulcânica e terremotos ao mesmo tempo; turistas e moradores recebem ordem de retirada


Imagem mostra fissura durante erupção vulcânica na Islândia, em 1º de abril de 2025
Proteção Civil da Islândia via REUTERS
Um vulcão entrou em erupção no sul da Islândia nesta terça-feira (1º). Poucas horas depois, dois terremotos de magnitude 5,6 e 4,8 foram registrados na região. As autoridades emitiram ordens de retirada para turistas e moradores.
A erupção ocorreu ao sul da capital, Reykjavik, na península de Reykjanes. Imagens aéreas mostram lava e fumaça saindo do vulcão, formando uma extensa faixa de fogo.
Esta é a 11ª erupção na região desde 2021, quando sistemas geológicos que estavam adormecidos há cerca de 800 anos voltaram à ativa.
A lava rompeu barreiras de proteção próximas à cidade pesqueira de Grindavik, forçando a retirada de moradores. No entanto, a maioria das casas da região já estava desocupada há mais de um ano por conta de erupções anteriores.
Um famoso spa de luxo também precisou ser esvaziado por ordem das autoridades.
Segundo Rikke Pedersen, chefe do Centro Nórdico de Vulcanologia, a erupção desta terça-feira tem características semelhantes à de janeiro de 2024, quando a lava chegou a atingir Grindavik.
“Há lava atravessando a barreira neste momento, mas, até agora, é uma erupção muito limitada”, explicou.
A atividade vulcânica na península de Reykjanes não afetou diretamente Reykjavik e também não interferiu no tráfego aéreo.
A Islândia está localizada sobre uma grande falha geológica que separa duas placas tectônicas — a da Eurásia e a da América do Norte. Essas placas estão se afastando lentamente, criando rachaduras no solo por onde a lava pode emergir.
Esse tipo de erupção, chamada de fissural, não ocorre em um único ponto — como em vulcões clássicos — mas ao longo de extensas fissuras na crosta terrestre. Cientistas acreditam que esse fenômeno pode continuar acontecendo na região por décadas ou até séculos.
Com cerca de 400 mil habitantes, a Islândia atrai milhares de turistas todos os anos por conta de suas paisagens naturais impressionantes. O país é conhecido por suas geleiras, gêiseres, fontes termais e, claro, seus vulcões ativos, que fazem parte de sua geografia única.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.