
Na noite de segunda-feira (31), o avião da Latam ultrapassou os limites da pista ao pousar no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A aeronave, que partiu do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, transportava 107 pessoas.

Especialista aponta possíveis causas de ultrapassagem de pista de avião da Latam em Chapecó – Foto: Diego Antunes/NDTV Chapecó
Avião da Latam e condições meteorológicas
O avião Airbus A319 da Latam enfrentou condições meteorológicas adversas, incluindo chuva intensa e ventos variáveis. Segundo o especialista em aeronaves Lito Sousa explicou que, em apenas uma hora, os ventos na região mudaram completamente de direção, conforme dados do site Redemet.
Tentativas de pouso
Antes do pouso, a primeira tentativa de aproximação foi abortada, com uma arremetida e um período de espera para melhoria das condições climáticas. Na segunda tentativa, a aterrissagem foi realizada, mas a aeronave ultrapassou o limite da pista e parou aproximadamente 50 metros além do pavimento asfaltado, no gramado. Felizmente, nenhum passageiro ou tripulante ficou ferido.

Avião da Latam ultrapassa pista de aeroporto e para no gramado sob chuva em Chapecó – Foto: Milena Bender/NDTV Record
Hipóteses a serem analisadas
A investigação conduzida pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) irá apurar os fatores que contribuíram para o incidente. Entre as hipóteses a serem analisadas estão a possibilidade da influência dos ventos, condição da pista e eventuais erros de cálculo na aproximação.
Embora os bombeiros estivessem a postos para atuar, os passageiros permaneceram a bordo até a chegada de um caminhão-escada, necessário para o desembarque seguro, o que demandou mais tempo para a saída dos ocupantes da aeronave.
Remoção e retomada das operações
O avião da Latam foi retirado do local após 13 horas, na manhã desta terça-feira (1º), por meio de tratores. A operação contou com a participação da concessionária Voe Xap, responsável pelo Aeroporto de Chapecó.
Passageiros que embarcariam em voos na manhã de terça-feira precisaram ser transportados de ônibus até o Aeroporto de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, para seguir viagem. A companhia aérea recomendou que os clientes com voos marcados consultassem diretamente a empresa para mais informações sobre suas viagens.

Passageiros irão de ônibus até o Aeroporto de Passo Fundo após voos cancelados em Chapecó. – Foto: Marcos Lewe/NDTV Chapecó