
Preparem os guarda-chuvas, pois a previsão do tempo em abril para Santa Catarina será de volumes de chuvas mais acima da média. A chegada de uma nova frente fria esta semana deve derrubar as temperaturas nos próximos dias, deixando os dias mais amenos, mas com riscos de temporais.

Previsão do tempo em abril para Santa Catarina será de novas frente frias e maior volume de chuvas; climas ficarão mais amenos no estado – Foto: Divulgação/ND
A primeira semana de abril será com riscos de temporais devido ao deslocamento de uma segunda frente fria vinda da Argentina. O calor, associado a baixa umidade, favorece a ocorrência de temporais no estado.
Frente fria, alto volume de chuvas e geadas marcarão o tempo em abril no estado
De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o tempo em abril seguirá mais úmido na primeira semana. Uma frente fria de fraca atividade deve manter uma certa quantidade de nuvens que provocam chuvas ocasionais, ora chuva fraca, ora chuva mais forte, com ventos e trovoadas.

Mês de abril terá ocorrência de novas frente frias em SC – Foto: Deny Campos/ND
Conforme Piter, não se descarta a formação de alguns temporais em abril, mas com temperaturas mais agradáveis. “Ainda faz calor pelas manhãs, tanto na terça (1) quanto na quarta (2)”, alerta o meteorologista.
Scheuer afirma que, ao longo de sexta-feira (4), o tempo começa a melhorar no estado por conta do afastamento da frente fria. Porém, ainda haverá chuva entre a madrugada e a manhã, melhorando entre a tarde e à noite.
“No decorrer do fim de semana, volta a fazer frio no estado, principalmente na serra, com chance de geada fraca e isolada no sábado (5). No domingo (6), já volta a ter alguma ameaça de chuva. No mês de abril, a chuva fica próxima da média”, prevê Scheuer.

Abril deve registrar novos episódios de geadas em SC – Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online/ND
Em pontos do Centro-leste, a média de chuva pode até ficar um pouco acima, mas com temperaturas típicas de outono. O tempo em abril, será mais comum o frio pela manhã e climas agradáveis durante as tardes.
A geada já começa a marcar presença na serra, aos poucos, principalmente na primeira quinzena. “Quem sabe, até alguns pontos no Meio-Oeste e Oeste, mas bem isoladamente”, destacou o meteorologista.