CPI do transporte coletivo: em uma semana, 78 reclamações foram registradas nos canais de denúncia


Comissão já apresentou mais de 50 requerimentos envolvendo pedidos de informações e convocações de agentes públicos para prestação de depoimentos. CPI do transporte coletivo recebeu mais de 70 denúncias em uma semana.
Divulgação
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura irregularidades no transporte público do Consórcio Guaicurus em Campo Grande (MS), apresentou o cronograma de atividades e um balanço preliminar das denúncias recebidas, nesta segunda-feira (31).
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Segundo a Câmara Municipal de Campo Grande, em uma semana, 78 reclamações foram registradas. Os principais problemas mencionados foram a falta de itinerários, superlotação nos horários de pico e más condições da frota operada pelo Consórcio Guaicurus.
De acordo com o ouvidor da CPI, vereador Júnior Coringa, 62 denúncias chegaram através do WhatsApp, oito foram recebidas pelo formulário online disponível no site da Câmara Municipal, cinco vieram por e-mail, duas por telefone e uma presencialmente.
A comissão já apresentou mais de 50 requerimentos envolvendo pedidos de informações e convocações de agentes públicos para prestação de depoimentos. No entanto, os nomes que estarão presentes nas oitivas da CPI do Consórcio Guaicurus ainda não foram definidos.
Etapas da CPI
Fase 1 – Levantamento de Documentação e Diagnóstico Inicial (Semanas 1 a 4): Análise detalhada do contrato de concessão, aditivos, custos operacionais e balanços financeiros dos últimos cinco anos. Serão solicitadas auditorias independentes ao Tribunal de Contas do Estado, à Procuradoria do Município e à Ordem dos Advogados do Brasil. Conclusão prevista: 17/04/2025
Fase 2 – Oitivas Iniciais (Semanas 5 a 8): Depoimentos de agentes públicos e especialistas para esclarecer como a concessão foi fiscalizada e avaliar questões como reajustes tarifários e repasses financeiros. Conclusão prevista: 15/05/2025
Fase 3 – Investigação sobre o Consórcio Guaicurus (Semanas 9 a 11): Análise aprofundada da execução contratual, incluindo oitivas de diretores e gestores do consórcio, além de vistorias nos ônibus e auditoria nos valores das tarifas. Conclusão prevista: 05/06/2025
Fase 4 – Audiências Públicas com População e Trabalhadores (Semanas 12 a 13): Consulta direta com passageiros, motoristas, cobradores, sindicatos e especialistas para obter uma visão ampla sobre as deficiências do serviço. Conclusão prevista: 19/06/2025
Fase 5 – Elaboração e Divulgação do Relatório Final (Semanas 14 a 17): Redação do relatório oficial da comissão, com identificação de responsabilidades e recomendações para a melhoria da fiscalização do transporte público. As conclusões serão encaminhadas ao Ministério Público para providências legais. Conclusão prevista: 17/07/2025
Canais de denúncia
WhatsApp: (67) 3316-1514
E-mail: [email protected]
Formulário online: Site da Câmara Municipal de Campo Grande
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