
Uma discussão acalorada entre dois passageiros terminou em troca de socos durante um voo da Jetstar Airways de Bali, na Indonésia, para Melbourne, na Austrália, no último sábado (23). O motivo? Um assento reclinado. A informação é do NY Post.
Imagens registradas por outros passageiros mostram um homem de meia-idade, com cabelo curto, discutindo com os ocupantes da fileira de trás. Em meio a xingamentos, ele dispara: “Você acha que um de nós vai morrer?”. Ele também chama os outros passageiros de “bêbados de m***”.
A tensão aumentou quando outro passageiro, usando um boné, se levantou e tentou agarrar o homem por cima dos assentos.
Um terceiro passageiro interveio, segurando o agressor pelo braço e o puxando de volta para seu lugar, evitando uma briga física em pleno voo.
Diante da confusão, comissários de bordo agiram rapidamente para acalmar os ânimos. “Chega, rapazes”, disse um deles.
A Jetstar Airways se pronunciou sobre o incidente, reforçando sua política de segurança. “Temos uma política de tolerância zero para comportamentos abusivos e disruptivos em nossos voos. Nossa equipe é treinada para lidar com esse tipo de situação, e agradecemos como eles administraram o ocorrido”, declarou a companhia, que abriu uma investigação sobre o caso.
Brigas envolvendo assentos reclináveis não são incomuns. Em setembro, a companhia Cathay Pacific baniu um casal após uma discussão semelhante, que acabou em insultos xenofóbicos.
Especialistas em etiqueta alertam que reclinar o assento pode ser um gesto de desrespeito, dependendo da situação. “Só porque você pode fazer algo, não significa que deve”, disse Tami Claytor, consultora da empresa Always Appropriate, ao HuffPost. Ela explica que o ideal é considerar o conforto do passageiro de trás antes de decidir reclinar a poltrona.