Qual é o alimento que naturalmente retarda a velhice?

Falar de propriedades ou virtudes antioxidantes em um alimento significa que ele tem a capacidade de prevenir e retarda a velhice e alguns tipos de danos celulares no corpo.

Uma pesquisa divulgada pela Universidade de Cornell (Estados Unidos) descobriu que o pistache conta com uma capacidade antioxidante superior à da maioria dos alimentos comumente reconhecidos como antioxidantes.

Segundo informa a Universidade Pompeu Fabra de Barcelona esse alimento é antioxidante e reduz a inflamação crônica, melhora a saúde cardiovascular e metabólica, e contribui para uma maior longevidade.

na foto aparece um prato de pistache que retarda a velhice quando consumido

Pistache retarda a velhice quando consumido – Foto: Freepik/ND

Pistache: o alimento que retarda a velhice de forma natural

O pistache provém da pistacia vera, uma árvore pequena das regiões montanhosas da Síria, Turquia, Irã e Afeganistão ocidental. Os historiadores acreditam que o seu cultivo estava muito difundido no antigo Império Persa devido aos múltiplos textos que mencionam sua presença nos Jardins Suspensos da Babilônia.

Hoje se colhe pistache em todo o mundo, mas tem como principais produtores o Irã e a Califórnia, assinala Oxford Academic.

Em comparação com outros frutos secos, o pistache que retarda a velhice tem um perfil nutricional mais saudável e com menor conteúdo em gorduras totais.

De acordo com a nutricionista Anabella Famiglietti, isso se deve a uma maior quantidade de proteína vegetal, fibra dietética e minerais, especialmente, potássio e vitaminas C e E.

Estes compostos mencionados contêm vários benefícios como, por exemplo, a diminuição do risco de doenças crônicas, do estresse oxidativo, dos níveis de açúcar no sangue e do colesterol, entre outros.

1) Antioxidante

Ao estudar o pistache, que retarda a velhice, as propriedades antioxidantes mostraram níveis muito elevados. “Quando comparamos seu poder antioxidante com os níveis de outros alimentos comumente considerados ‘bombas antioxidantes’, notamos que seus valores eram superiores”, destacou o Dr. Rui Hai Liu, professor de Ciências da Alimentação da Universidade de Cornell e um dos pesquisadores que encabeçou o estudo já mencionado.

O poder antioxidante dos pistaches se deve a sua combinação única de compostos, que incluem a vitamina E, os carotenoides, os fenóis e os flavonoides.

2) Diminui o colesterol

Segundo explica Famiglietti, o consumo de pistache, que retarda a velhice tem efeitos no perfil lipídico já que diminui a concentração de colesterol total.

Segundo ela, sua ingestão melhora a proporção do colesterol HDL (“bom”) e diminui o colesterol LDL (“ruim”) em pessoas com hipercolesterolemia moderada.

O Ministério de Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha indica que as gorduras monoinsaturadas que contêm os pistaches ajudam a baixar os níveis de colesterol LDL no sangue.

na foto aparece o pistache que retarda a velhice e tem outros benefícios à saúde

Pistache ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle – Foto: Freepik/ND

3) Efeito hipoglucemiante

O pistache também ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle, segundo uma pesquisa publicada no European Journal of Clinical Nutrition.

Esse é um alimento rico em fósforo, um elemento que colabora com a decomposição de proteínas e faz com que as mesmas se convertam em aminoácidos compostos indispensáveis que regulam a maioria das funções essenciais do corpo.

Outro benefício de seu consumo é o efeito preventivo de diabetes mellitus tipo 2. “Devido ao efeito que tem para melhorar os marcadores de homeostase da glicose, diminuir o estresse oxidativo, a hiperglicemia pós-prandial e a taxa de diabetes gestacional, o pistache pode modificar o metabolismo da glicose”, sustenta a nutricionista.

Famiglietti ainda faz alusão às múltiplas formas de consumo que tem o pistache já que se o pode ingerir ao natural, em sorvete, confeitos e pastelaria. E declara: “Deveria ser um alimento habitual na dieta já que seus benefícios estão muito bem documentados”, arremata a nutricionista.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.