
Os 100 principais pontos turísticos de Florianópolis poderão ser concedidos à iniciativa privada com o novo Plano de Desenvolvimento Turístico, elaborado pela prefeitura. A iniciativa foi confirmada pelo prefeito Topázio Neto (PSD) em entrevista ao ND Mais, com sua implementação prevista para o segundo semestre de 2025.

Topázio Neto (PSD) confirmou a concessão dos 100 principais pontos turísticos de Florianópolis à exploração da iniciativa privada – Foto: Germano Rorato/ND
Segundo o prefeito, a concessão não significa privatização desses pontos. O plano, conforme a prefeitura, é de ceder os espaços a empresas privadas para a exploração econômica, não para a gestão. A ideia é transformar esses espaços em “produtos turísticos”.
“O Sebrae levantou os 100 principais produtos turísticos da cidade e, a partir desse trabalho técnico, empresas de turismo estão trabalhando para montar roteiros e explorar melhor esses pontos”, explicou o prefeito.
“Não fizemos o levantamento para privatizar os pontos turísticos. Não há nenhuma determinação, nenhum pensamento de conceder [a gestão à iniciativa privada]. Isso nunca se falou”, acrescentou Topázio.
O Plano de Desenvolvimento Turístico inclui 100 pontos turísticos de Florianópolis. Procurados pela reportagem, tanto a Setur (Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte) quanto o Sebrae informaram que a lista dos pontos será divulgada somente na data de lançamento do plano, sem data definida até a publicação desta matéria.

Levantamento dos 100 principais pontos turísticos de Florianópolis foi feito pelo Sebrae – Foto: Eduardo Valente/Divulgação/ND
Por que os 100 principais pontos turísticos de Florianópolis serão concedidos à iniciativa privada
Para exemplificar o plano, Topázio adiantou um ponto que está incluso: o Mirante do Morro da Cruz. “Nós temos ali um mirante maravilhoso, que precisa de limpeza, iluminação. Precisa ter ali um pequeno bar, um café. A prefeitura não vai montar um café ali em cima, mas, se a gente conceder aquele espaço à iniciativa privada e permitir que ela monte um café, a gente passa a ter um ponto turístico bem organizado na cidade”.
O prefeito afirmou que a ideia é fazer uma concessão onde o locatário que obtiver a concessão possa ganhar dinheiro explorando os serviços dentro do ponto. Entretanto, não poderá cobrar a entrada de turistas no local, que deverá ser gratuita. “Com a renda das vendas, ele vai bancar, por exemplo, toda a limpeza, a iluminação e a manutenção. A prefeitura deixa de ter esse custo e, quem os absorver, passa a ter a vantagem de poder explorar o local”.

Mirante do Morro da Cruz é o primeiro ponto turístico de Florianópolis a ser confirmado no plano – Foto: VisiteFloripa/ND
Conforme a Setur, a parte técnica do plano já está feita. Topázio afirmou que, no momento, está “organizando o setor turístico da cidade” e ainda não fechou acordo com empresas. “Estamos conversando muito com as empresas, com todo o setor de turismo”.
O prefeito adiantou que a implementação do plano acontece “não antes do primeiro semestre”, pois, segundo os cálculos da prefeitura, é o tempo levar para lançar e divulgar a nova marca da cidade, evento previsto para junho.
Por fim, Topázio reforçou que a gestão dos pontos turísticos de Florianópolis segue com a prefeitura e os outros órgãos responsáveis. Segundo ele, o plano não se trata de privatizar os locais. “Eu nunca vou conceder uma praia, não vou conceder uma lagoa, nada”, ressaltou o prefeito.