Secretaria Municipal de Meio Ambiente suspeita de que líquido tenha sido despejado nas águas por oficinas mecânicas. Prefeitura de Volta Redonda investiga suposto vazamento de óleo no Rio Paraíba do Sul
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a prefeitura de Volta Redonda estão investigando um suposto vazamento de óleo no Rio Paraíba do Sul.
Moradores enviaram para o WhatsApp da TV Rio Sul, na terça-feira (27), um vídeo da mancha na altura da Ponte Dom Waldyr Calheiros Novaes, que liga os bairros Aterrado e Niterói.
Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente esteve no local, mas a origem do líquido não foi identificada.
Segundo o poder público municipal, a suspeita, ainda não confirmada, é de que o resíduo tenha sido despejado por oficinas mecânicas às margens do rio.
Ainda de acordo com a prefeitura, apesar da macha ser considerada pequena, o deslocamento do líquido está sendo monitorado.
Moradores que presenciarem qualquer despejo ou descarte irregular nos rios podem fazer uma denúncia anônima através do telefone da Secretaria de Meio Ambiente. O número é: (24) 3350-7123.
Procurada pelo g1, o Inea informou que mobilizou equipes na manhã desta quarta-feira (28) para apurar o caso. A fiscalização está sendo realizada em conjunto com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae).
Vazamento interrompe abastecimento de água em Pinheiral
O fornecimento de água foi interrompido temporariamente na manhã desta quarta-feira (28) em Pinheiral (RJ).
Segundo a Rio+Saneamento, concessionária responsável pelo abastecimento na cidade, a decisão foi um pedido do Inea para investigar a origem do vazamento de óleo.
A empresa aguarda a liberação do órgão ambiental para a retomar da captação e abastecimento de água. A Rio+Saneamento orienta para que a população economize água durante este período.
Em caso de dúvidas, os moradores podem ligar para o telefone 0800 772 1027, que também é WhatsApp. O contato também pode ser feito pode ser feito pelo aplicativo Cliente Rio+ e também no site da empresa.
Abastecimento de água em Volta Redonda
Em Volta Redonda, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saee) informou que foi notificado sobre a mancha, mas o óleo se dissipou rapidamente e não interferiu na captação da água para abastecer o município.
Até o fim da manhã desta quarta-feira, o fornecimento de água não havia sido afetado na cidade.
Clique aqui e siga o g1 no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Inea e prefeitura de Volta Redonda investigam suposto vazamento de óleo no Rio Paraíba do Sul
Adicionar aos favoritos o Link permanente.