
Documento indica que mangueira que compõe o sistema de ar estava rasgada, o que não a permitia gerar pressão suficiente para os freios e suspensões, e sistema de frenagem de emergência desabilitado. Motorista morre em engavetamento entre ônibus e veículos em Curitiba
Um laudo feito pela Polícia Científica do Paraná indicou que o ônibus envolvido em um engavetamento com dez veículos estava com problemas no sistema de freios.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
A batida foi no dia 13 de dezembro no cruzamento das avenidas Iguaçu e Presidente Arthur Bernardes, em Curitiba. O empresário Marcos Lazario morreu e ao menos outras quatro pessoas ficaram feridas.
Conforme o laudo, uma mangueira que compõe o sistema de ar estava rasgada e com um furo, o que não a permitia gerar pressão suficiente para os freios e suspensões.
“É possível concluir que, nos momentos imediatamente anteriores ao acidente, o sistema pneumático estava ineficiente, por queda brusca de pressão de alimentação ocasionada devido a não estanqueidade do sistema, no qual a mangueira de descarga do compressor apresentava um rasgo longitudinal e outro furo em sua lateral, não conseguindo, portanto, gerar pressão de sistema suficiente de 10,8bar a todos os sistemas dependentes (freios, suspensão e auxiliares) que dependem da pressão de ar comprimido para funcionar e dessa forma, encontravam-se prejudicados”, indica o documento.
Além disso, segundo o laudo, o sistema de frenagem de emergência traseiro estava desabilitado, isolado por ação humana intencional. Porém, não foi possível apontar se a desabilitação aconteceu durante um reparo emergencial que o veículo passou na Praça Rui Barbosa, ou antes.
O documento aponta que é possível que um residual de pressão manteve os sistemas operacionais funcionando temporariamente. Conforme o laudo, “nessa condição, o veículo ainda poderia se deslocar por uma curta distância, sem que a ausência de freios fosse imediatamente perceptível”.
Por fim, o laudo indica que não foi constatada a checagem de pontos importantes para a segurança do veículo, após o ônibus sofrer a intervenção externa emergencial, assim como é feita quando o motorista assume a linha com o veículo ainda na garagem.
A Expresso Azul, empresa responsável pela operação da linha, disse, em nota, que está colaborando com investigações e que o ônibus envolvido no acidente estava em plena condição de funcionamento, conforme vistoria e liberação realizada um mês antes da batida pela Urbanização Curitiba (Urbs).
A Urbs afirmou que lamenta o ocorrido e vem fornecendo todas as informações, dados, telemetria e históricos da operação para que as autoridades oficiais que investigam o acidente tenham todos os elementos necessários para concluir o caso.
Disse ainda que não teve acesso ao laudo, o que a impede de se manifestar sobre o mesmo.
LEIA TAMBÉM:
Violência: Mulher entra em carro de desconhecido para tentar fugir de agressões do companheiro
‘Paizão:’ Com jaqueta de paetê e saia de tutu, pai e filha correm pela rua para ir ao show de Olivia Rodrigo e encantam web
Investigação: Sócio de clínica suspeita de manter pacientes em cárcere privado é preso e outras 10 vítimas são resgatadas
Falha mecânica horas antes da batida
Motorista morre em engavetamento entre ônibus e dez veículos em Curitiba
Vanessa Rumor/RPC
Horas antes da batida, o ônibus apresentou uma falha mecânica. O motorista que conduzia o veículo interrompeu o itinerário na Praça Rui Barbosa, ponto de início e final do itinerário.
Seguindo o protocolo previsto no contrato de concessão, a equipe de manutenção da empresa operadora da linha foi chamada pelo motorista e realizou uma avaliação no local.
A equipe concluiu que o veículo deveria ficar fora de operação e seguir para a garagem, sem a necessidade de caminhão guincho. Por conta disso, no momento da batida, não havia passageiros no veículo.
Leia também: Motorista bêbado que atropelou e matou idoso em Curitiba é mecânico que liberou ônibus que causou engavetamento, diz delegado
Motorista tentou alertar outros veículos
Imagens de câmeras de segurança mostram o motorista do ônibus do transporte público da capital buzinando antes do engavetamento, na tentativa de fazer outros motoristas saírem da frente. Apesar do alerta, não houve tempo para que as vítimas desviassem.
Assista ao vídeo:
Vídeo mostra ônibus buzinando antes de engavetamento com dez veículos em Curitiba
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.